A raiva é uma doença de grande importância econômica e social por ocasionar a morte em herbívoros, e ser considerada também uma zoonose (transmissível ao ser humano).
Para prevenir e combater a doença, equipes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) fazem rotineiramente ações de controle dos morcegos hematófagos, maior transmissor da raiva na zona rural.
Desta vez, as equipes passarão entre os dias 13 e 20 de abril, pelos municípios de Dianópolis, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga e Paranã. Já nos dias 22 a 29 de abril, as equipes estarão nos municípios de Xambioá, Piraquê, Wanderlândia e Darcinópolis. “Faremos capturas dos morcegos hematófagos, cadastramento e monitoramento de abrigos e palestras sobre a enfermidade e a importância da vacinação do rebanho contra a raiva”, disse o inspetor agropecuário da Adapec, José Emerson Cavalcante.
De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, os trabalhos visam atender às solicitações de produtores rurais em municípios específicos e cumprir as metas previstas no Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbíros (PECRH). “O Governo do Estado, por meio da Agência, tem intensificado as ações constantemente nas regiões onde há mais incidência de focos da doença. Mas precisamos contar com a colaboração dos produtores rurais em vacinar o rebanho, para com isso, aumentarmos a prevenção”, disse.
Em 2014 foram registrados 19 focos da doença, que resultaram na morte de 48 animais. No mesmo ano, foram vacinados 2,5 milhões de herbívoros contra a doença.