Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Luzinópolis, Secretaria da Saúde Intensifica Combate a Dengue e Vírus Chikungunya

Data do post: 10/04/2015 16:18:33 - Visualizações: (1103)

Além da Dengue, agora no Brasil começou uma epidemia algumas regiões do País da febre Chikungunya, que tem sintomas muitos parecidos com Dengue e que também é transmitida pelo mosquito Aëdes Aegypti e pelo Aedes Albopictus.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brPara evitar que tanto a Dengue como a Chikungunya chegue até o município, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde de Luzinópolis iniciaram uma campanha de prevenção contra a doença, com faixas colocadas em pontos estratégicos, orientações nas escolas, e também de casa em casa usando para isso os trabalhos dos agentes comunitários de saúde.

O trabalho consiste em alertar a população para que eles mesmos vistoriem os quintais das suas residências com ajuda dos agentes de Saúde e também dos agentes da vigilância epidemiológica a fim de verificar os reservatórios de água, entulhos deixados nos quintais e os demais criadouros do mosquito.

 Os agentes envolvidos na campanha explicam ainda à população que a Chikungunya por ser transmitida pelo Aedes Aegypti, as pessoas contaminadas pelo vírus da febre, sentem os mesmos sintomas da dengue, a diferença é que os sintomas da febre Chikungunya são mais dolorosos.

Outro alerta dado sobre a Chikungunya é que os sintomas são mais duradouros do que os da Dengue que duram apenas sete dias, e na Chikungunya pode persistir até seis meses.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Luzinópolis