Visando a conclusão do inquérito sobre a brucelose e tuberculose em bovídeos no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) realiza nesta segunda-feira, 13 de abril, em Gurupi, uma reunião de padronização das ações dos inquéritos com os médicos veterinários da Agência que vão atuar nos procedimentos de diagnósticos e aplicação de questionários, durante o estudo.
De acordo com a inspetora de defesa agropecuária do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Regina Barbosa, o objetivo do inquérito é estimar a prevalência da brucelose e tuberculose no Estado, e identificar os principais pontos de risco. “O resultado deste inquérito servirá para o Tocantins elaborar as melhores estratégias para o controle mais efetivo das duas enfermidades” disse ela.
Nas duas regionais serão testadas 84 propriedades, sendo em Gurupi, 926 testes de tuberculose e 447 de brucelose e na regional de Formoso, 863 de tuberculose e 425 de brucelose. Em todo o Estado são 750 propriedades testadas, com estudo em 7.186 animais para a brucelose e 13.381 animais para a tuberculose.
A realização do inquérito no Tocantins conta com o apoio do Fundeagro, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da agropecuária do Tocantins,e na defesa da erradicação da febre aftosa e outras zoonoses. Neste inquérito, o Fundeagro é responsável pelo pagamento de 1/3 do valor das indenizações aos produtores rurais que tenham no estudo, algum animal diagnosticado com tuberculose, pois serão sacrificados, além disso, a entidade também colabora na aquisição de materiais utilizados na análise da tuberculose.