Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Nova Droga Preocupa Autoridades Nos EUA

Data do post: 12/05/2015 19:13:58 - Visualizações: (873)

A descoberta de uma nova droga tem sido motivo de grande preocupação na sociedade norte-americana. Conhecida como flakka, uma versão sintética da catinona, a droga é um estimulante similar à anfetamina, que causa excitação e euforia e pode ser injetada, inalada, ingerida ou fumada.

Portal CNMHistórico de alucinações são comuns nos relatos de quem utiliza a flakka. A preocupação das autoridades é com os efeitos do consumo dela no corpo do usuário. Os sintomas decorrentes do uso causam quadros de hipertermia e o corpo alcança temperaturas de mais de 40 graus.

O indivíduo fica psicótico e na maioria das vezes rasga as roupas. Outra alteração comportamental é que o usuário costuma correr por toda parte e atua violentamente, em razão das alucinações. "Essas pessoas desenvolvem grande força por causa da adrenalina e precisam ser controladas por quatro ou cinco policiais. Há grande risco de morte e por isso precisam de atenção médica imediata", disse James Hall, pesquisador da Universidade de Nova Southeastern, na Flórida.

Há ainda casos em que alguns usuários fazem a combinação dela com outras drogas, como a maconha, ou produtos farmacêuticos. A droga tem sido vendida nas ruas dos Estados Unidos por aproximadamente US$ 5 a dose.

Expansão da flakka

O pesquisador entende que a venda da droga é um ótimo negócio para o tráfico por ser de uso compulsivo.  Ele também acredita que a difusão geográfica da flakka é bastante ampla. Segundo Hall, autoridades europeias recentemente confiscaram um carregamento de mais de uma tonelada da droga. De acordo com as informações do DEA, a agência antidrogas americana, 132 pessoas morreram em 2013 na Flórida em casos relacionados ao consumo de flakka.

Fonte: Portal CNM