Segundo o camarista, o vínculo de sua família com o colégio é muito grande, pois seu avô foi ajudante de pedreiro na construção da escola, alguns tios dele foram professores, seus pais foram alunos, e o próprio Lamarck foi professor na entidade de ensino.
O vereador Lamarck Pimentel fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Tocantinópolis durante a ultima sessão ordinária do mês de Abril de 2023 que aconteceu na quinta-feira (13), para prestar uma homenagem ao Colégio Dom Orione, que completa 69 anos no dia 14 de abril. O vereador destacou a importância da instituição de ensino para o município e para a região do Norte do Tocantins, ressaltando que foi aluno da escola por mais de 10 anos e depois teve o privilégio de ser professor por mais quatro anos.
Pimentel enfatizou a importância da filosofia de Dom Orione, que prega a caridade e a educação como forma de formar cidadãos de bem. Ele destacou que a instituição de ensino valoriza muito o aspecto da família e que, mesmo em tempos de tecnologia e Inteligência Artificial, os valores da escola permanecem vivos.
O vereador também lembrou que seu avô foi servente de pedreiro na construção da escola, seus tios foram professores, seu pai e sua mãe foram alunos e ele próprio estudou e lecionou na instituição. Ele destacou que o legado de Dom Orione para Tocantinópolis através do Colégio Dom Orione é muito forte e deixa um sentimento de gratidão em sua vida.
Lamarck aproveitou para alertar sobre a importância da educação analógica e da valorização da família, em tempos de Inteligência Artificial e algoritmos que têm influenciado o processo educacional dos filhos. Ele afirmou que a filosofia de Dom Orione, que prega a caridade e a justiça social, continua sendo importante para a vida das pessoas em todo o mundo.
Por fim, o vereador parabenizou o Colégio Dom Orione pelos seus 69 anos de sucesso e de muitas conquistas, ressaltando que a instituição é motivo de muito orgulho para o povo de Tocantinópolis e para todos que tiveram a oportunidade de estudar ou lecionar na escola.
Assista abaixo o discurso de Lamarck: