A cidade de Tocantinópolis, no estado do Tocantins, encontra-se em meio a uma grave crise na área da saúde, enquanto o prefeito Paulo Gomes planeja gastar uma quantia alarmante de R$ 934 mil em festas e eventos. Entre os beneficiados está o amigo pessoal do prefeito, Paulo Osmarinho Ribeiro Rodrigues, que receberá a exorbitante quantia de R$ 296 mil pelos serviços de aluguel de equipamentos para a temporada de praia.
A farra com o dinheiro público vem sendo constatada em uma série de contratos e licitações divulgados no Diário Oficial On-Line do município, no último dia 28 de junho. Dentre os contratos destacados, a empresa Ennova Marketing, Eventos & Serviços foi agraciada com o valor de R$ 357 mil pela locação de equipamentos destinados à Feira Cultura Gastronômica, cuja data ainda não foi confirmada.
Além disso, a empresa L.A. Carvalho Eventos foi contemplada com R$ 135 mil para o aluguel de equipamentos não especificados na publicação, destinados às comemorações do aniversário da cidade. O valor de R$ 73 mil será despendido tanto para a celebração do Dia do Evangélico quanto para o Dia do Católico, ambos destinados ao pagamento de aluguéis de equipamentos à empresa R.R. DE JESUS-ME. Essa mesma empresa será beneficiada com o montante total de R$ 146 mil pelos dois eventos mencionados.
Uma análise rápida no portal da transparência revela que, em 2018, o aluguel da estrutura de palco e camarins para o evento do Dia do Evangélico custou R$ 3.895,00 aos cofres públicos. Já para o evento do Dia do Católico, naquele mesmo ano, foram realizados dois pagamentos: um no valor de R$ 9.000,00 e outro de R$ 8.000,00.
No entanto, chama atenção o valor exorbitante pago à empresa de Paulo Osmarinho Ribeiro Rodrigues. Em 2023, os pagamentos destinados ao aluguel de equipamentos para a temporada de praia somarão R$ 296.000,00, treze vezes mais do que o valor pago em 2018 para a mesma empresa, que foi de R$ 22.200,00. Os pagamentos para a empresa de Osmarinho nos dois mandatos do prefeito Paulo Gomes já ultrapassam a marca de R$ 1.841.883,29 (Lê-se: Um milhão, oitocentos e quarenta e um mil, oitocentos e oitenta e três reais e vinte e nove centavos), incluindo aluguéis de ônibus, construção e reforma de banheiros móveis, além da construção de um flutuante para portadores de necessidades especiais. No portal da transparência também consta duas reformas nesse mesmo flutuante que juntas somam R$ 20.625,00. Um pagamento feito em julho de 2022 no valor de R$ 14.625,00 e outro neste ano de 2023 no valor de 6.000,00 datado de 25/01/2023. O total que a prefeitura já pagou para Osmarinho nesse flutuante que é visto sempre atracado no porto antigo porto da balsa já somam R$ 50.625,00.
A discrepância entre os gastos com festas e eventos e a situação precária da saúde no município causa grande preocupação entre os munícipes. A população enfrenta a falta de atendimento adequado, escassez de medicamentos na farmácia básica, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades básicas de saúde. Desde gases até anestesias, inúmeros itens essenciais para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm sido escassos, além de que quase todos os atendimentos mais complexos são encaminhados para os hospitais regionais.
Nesse contexto, torna-se evidente a importância da intervenção do Ministério Público na fiscalização e controle dos gastos do município, especialmente quando se trata de eventos e festas enquanto a saúde pública enfrenta um verdadeiro caos. É fundamental que os recursos públicos sejam direcionados prioritariamente para as áreas que necessitam de investimentos urgentes, como a saúde, a educação e a infraestrutura, garantindo assim o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
A sociedade espera que as autoridades competentes investiguem devidamente esses gastos questionáveis e tomem as medidas cabíveis para combater a corrupção e garantir que os recursos sejam utilizados de forma transparente, ética e em benefício da coletividade.