Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Amélio Cayres Saúda Novo Bispo de Tocantinópolis

Data do post: 23/03/2024 20:40:35  Imprimir

Foto DivulgaçãoO presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu com grande alegria a decisão do Papa Francisco de nomear Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira como novo bispo da Diocese de Tocantinópolis, que estava sem essa autoridade eclesiástica há cerca de um ano.

Como destacou o colega Fabion Gomes (PL), a indicação do bispo, feita pelo Papa Francisco, é um sinal de esperança e renovação para todos. Cayres expressou seus votos de que a chegada e permanência de Monsenhor Carlos Henrique sejam marcadas pela alegria e pela renovação do sentimento de solidariedade.

Localizada na região do Bico do Papagaio, a Diocese de Tocantinópolis foi criada em 1980. Possui uma população de pouco mais de 214 mil habitantes e abrange um território de 15.761,29 km².

Trajetória

Nascido em 13 de agosto de 1972, em Brasília (DF), Carlos Henrique Silva Oliveira cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, na capital federal, entre 1995 e 2002.

Sua experiência pastoral inclui o período como pároco da Paróquia Santíssima Trindade, Gama, de 2002 a 2007; e como padre missionário da Arquidiocese no projeto Missão Igreja em Roraima, entre 2007 e 2010, onde serviu na cidade de Caracaraí (RR), na Paróquia Nossa Senhora do Livramento e São José.

Após seu retorno a Brasília, atuou como pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola, Samambaia, entre 2010 e 2013, e posteriormente como pároco da Paróquia São Pedro de Alcântara, Lago Sul, de 2013 a 2022. Recentemente, ocupou o cargo de pároco da Paróquia Santo Cura d’Ars, na Asa Sul.

Na Arquidiocese de Brasília, Monsenhor Carlos Henrique desempenhou diversos cargos eclesiásticos, incluindo Vigário Episcopal para a Promoção Humana e Obras Sociais de 2014 a 2021; presidente da OASSAB (Obras de Assistência Social e Serviços da Arquidiocese de Brasília) de 2014 a 2021; presidente da Cáritas Arquidiocesana de Brasília de 2014 a 2024; presidente da Comissão para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis de 2021 a 2024; Juiz Auditor do Tribunal Arquidiocesano de Brasília de 2012 a 2024; e Vigário Episcopal do Vicariato Centro da Arquidiocese de Brasília de 2023 a 2024.

Monsenhor Carlos Henrique é pós-graduado em Direito Canônico Familiar pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília e atualmente está cursando mestrado em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, com extensão em Goiânia (GO).

Fonte: Ascom/Dep. Est. Amélio Cayres

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.