Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Indústria e Comércio Apresenta Panorama Empresarial Do Tocantins Com Mais De 122 Mil Empresas Instaladas No Estado

Data do post: 21/01/2022 19:11:22 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsDe acordo com levantamento, 73% das empresas estão localizadas em 12 municípios; setor de serviços e comércio corresponde a 82% desses empreendimentos.

Para ampliar e fortalecer os fatores socioeconômicos, o Tocantins apresenta crescente aperfeiçoamento das condições que possibilitam a implantação de novos empreendimentos no Estado. Um levantamento realizado pela Sala de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com dados da Receita Federal, aponta que 122.019 empresas estão ativas no Tocantins, sendo que 73% desses estabelecimentos estão concentrados em 12 municípios (Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Dianópolis, Miracema do Tocantins, Araguatins, Formoso do Araguaia e Pedro Afonso). Somente na capital, Palmas, encontram-se 33% dos negócios instalados no Estado, o equivalente a 40.067 empresas.

Dentre esses empreendimentos, 58% está classificado como Empreendedor Individual e 33% como Microempresa. Empresas de médio e grande porte correspondem a 5% e as empresas de pequeno porte representam 4% do índice total do Estado.

Garantindo a valorização do potencial da região, o Tocantins oportuniza a manutenção e a chegada de empreendimentos em diversos setores. Do total de 122.019 empresas localizadas no estado, 82% se enquadram no setor de serviços e comércio, 16% no setor da indústria e 8% no setor da construção civil. O setor da agropecuária refere-se a 2% das empresas do Estado, com destaque para o município de Lagoa da Confusão que está na lista dos 100 municípios mais ricos do agronegócio no Brasil, ocupando o 6° lugar no Estado com a concentração de médias e grandes empresas do ramo.

De acordo com o Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cidade de Lagoa da Confusão alcançou em 2020 o montante de R$ 1.104.584 e o Produto Interno Bruto chegou a R$ 527.336, referentes ao valor das produções de lavouras permanentes e temporárias. O município possui atualmente 82 empresas do setor agropecuário, número que representa um crescimento de 55% relacionado ao ano de 2020, no qual a cidade contava com 53 empresas instaladas.

Para a assessora da Sala de Inteligência de Mercado, Flávia Donato, esse tipo de panorama viabiliza maior atuação do Estado em ações que propiciem o desenvolvimento do Tocantins por meio da ascensão da economia. “Acompanhar a chegada dessas empresas, de diversos ramos, e o papel delas para o crescimento do estado nos permite não apenas obter dados para análise da evolução desses setores, mas também a elaboração de estratégias voltadas para fatores que irão alavancar o desenvolvimento do Tocantins”, destacou.

O secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, ressaltou a importância da divulgação desses dados para que o Estado consiga trabalhar em políticas públicas que propiciem o fortalecimento socioeconômico, além de tornar a população ciente dos resultados das medidas implantadas pelo Governo do Tocantins.

“Com o direcionamento do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, estamos trabalhando para tornar o Tocantins um polo de novos investimentos. Através dos incentivos fiscais, buscamos oferecer as melhores condições para que o empresário que deseja empreender no Estado, encontre um ambiente propício para o progresso do seu negócio e por consequência do Tocantins. A Sics está sempre atuando para garantir dignidade, segurança política e jurídica para a população através da oferta de empregos e de uma relação próxima e transparente entre a nossa equipe e o público”, frisou o gesto.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.