Programa de pesquisa oferece bolsas para estudantes de escola pública.
Buscando incentivar a iniciação científica e despertar o interesse para o desenvolvimento da pesquisa, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), por meio da Diretoria de Fomento à Iniciação Científica, e a direção do Câmpus Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), estiveram presentes na Escola de Tempo Integral Araguatins buscando firmar parceria para a consolidação do edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio da Unitins (Pibic-EM) Ciclo 2023-2024. Confira o edital aqui.
Além de incentivar alunos do ensino médio de escolas públicas para a participação nas atividades de pesquisa científica e contribuir com o contato direto no universo acadêmico, o Pibic-EM, que se estenderá pelo período de 1º setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024, possibilita aos discentes e docentes a interação e compartilhamento de conhecimentos de maneira única para os alunos do ensino médio.
Para a diretora de Fomento à Iniciação Científica, Flávia Gonçalves, a parceria reforça a missão da Unitins em promover pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para a formação profissional e cidadã de estudantes e para o desenvolvimento social do Estado do Tocantins. “Os protagonistas na Escola de Tempo Integral de Araguatins contemplados com o programa na modalidade da Iniciação Científica serão os alunos do Ensino Médio e eles terão a vivência com a Iniciação Científica antes mesmo de entrarem na graduação. É uma satisfação a parceria firmada e estamos animados com a ampliação dessa oportunidade em atender e aproximar dos alunos do Ensino Médio”, destaca.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, aponta que o programa de bolsas de iniciação científica do ensino médio é uma excelente oportunidade de aproximar o ambiente acadêmico e o aluno do ensino médio. “É o momento também de fomentar a iniciação científica com esse aluno e apresentar para eles as oportunidades que a Universidade oferece, é uma forma também muito positiva de contaminar o ambiente no qual eles estão inseridos e trazê-los para essa dinâmica do ensino superior que será inevitavelmente o próximo passo na sua formação. Portanto, é uma ação onde todos ganham, a escola, a Universidade, o aluno e, principalmente, ganha a educação”, afirma.