Grupo vai avaliar os perfis dos pacientes encaminhados das Upas ao HGP, levando em consideração as categorias de baixa, média e alta complexidade.
Secretários da Saúde e representantes do Simed e CRM se reúnem para debater regulação de pacientes do SUS.
Uma reunião interinstitucional envolvendo os secretários da Saúde do Tocantins, Afonso Piva, do município de Palmas, Thiago de Paulo Marconi, o representante dos conselhos Regional e Federal de Medicina, Estevam Rivello, e o presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (Simed), Reginaldo Abdalla Rosa, nessa segunda-feira, 22, abordou a questão do sistema de regulação de pacientes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao ressaltar a importância da reunião que abordou a regulação de pacientes no SUS, o secretário Afonso Piva destacou a relevância desse debate para aprimorar o atendimento à população. "A discussão de medidas e estratégias é fundamental para garantir um sistema mais eficiente e equitativo, no qual as responsabilidades sejam compartilhadas conforme sua complexidade. Hoje, tivemos a oportunidade de alinhar com o município de Palmas, o Sindicato dos Médicos [Simed] e Conselho Regional de Medicina [CRM] estratégias para oferecer um atendimento mais ágil à população", garantiu.
Durante a reunião, o grupo se comprometeu a avaliar os perfis dos pacientes encaminhados das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) ao Hospital Geral de Palmas (HGP), levando em consideração as categorias de baixa, média e alta complexidade. O objetivo é garantir que eles sejam encaminhados de acordo com as prioridades e a capacidade de atendimento da unidade hospitalar, assegurando uma assistência qualificada e ágil. Além disso, será mantido um diálogo constante entre as equipes plantonistas e os serviços, a fim de proporcionar o suporte necessário e uma comunicação efetiva entre todas as partes envolvidas.
Avaliações e perspectivas
O secretário de Saúde de Palmas, Thiago de Paulo Marconi, afirmou que está comprometido em contribuir, unir forças e trabalhar arduamente para garantir um acolhimento adequado a todas as pessoas.
Estevam Rivello destacou a importância da reunião para identificar os problemas que devem ser resolvidos em um curto período de tempo, visando proporcionar o melhor atendimento aos usuários do SUS. Por fim, Reginaldo Abdalla Rosa avaliou o encontro de forma positiva, expressando confiança de que as soluções serão implementadas o mais rápido possível.