Na oportunidade foi apresentado o balanço da Operação Canguçu ao comandante-geral da PMBA e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, coronel Paulo Coutinho.
No período de 31 de maio a 2 de junho, o Comandante-Geral da PMTO Márcio Antônio Barbosa de Mendonça realizou uma visita institucional ao comando da Polícia Militar do Estado da Bahia e na oportunidade foram feitas trocas de experiências e aproximação entre as Instituições.
Em reunião no dia 31, o Coronel Márcio Barbosa apresentou o balanço da Operação Canguçu, uma força-tarefa que integrou os estados do Tocantins, Mato Grosso, Pará, Goiás e Minas Gerais no combate à quadrilha que atuou com o crime da modalidade “domínio de cidades” em Confresa-MT, ao comandante-geral da PMBA e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, coronel Paulo Coutinho.
“A ideia é levar a experiência da Operação Canguçu para que isso sirva de exemplo e a gente possa extrair os pontos positivos da ação. O Tocantins se sente honrado por levar essa parcela de contribuição à segurança Pública do país”. Pontuou o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa.
Ainda como parte da programação, na manhã desta sexta-feira, 1, a comitiva do Tocantins realizou uma visita ao Grupamento Aéreo (Graer) da PMBA. Para o comandante do Graer da PMTO, tenente-coronel Eduardo essa troca de experiência é fundamental para o desenvolvimento do grupamento do Tocantins. “Temos uma Unidade nova, que está começando agora e essa visita, com certeza trará muitos benefícios, porque levaremos toda a expertise da Polícia da Bahia e a ideia de como funciona um grupamento aéreo para a gente aplicar e melhorar cada vez mais nossa Unidade”.
No período vespertino aconteceu a Solenidade de Formatura do Curso de Capacitação de Oficial Ajudante de Ordens, no Auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, em Salvador, onde 3 tocantinenses receberam o certificado de conclusão, são eles: Major Anízio Vaz de Melo Júnior, major Vitor Pereira Rocha Teles e major Marcus Vinicius Coelho do Carmo. Essa é mais uma parceria entre a Polícia Militar da Bahia e Tocantins. “Três oficiais vieram em busca de conhecimento e voltam ao nosso estado com mais sabedoria para executar suas missões” disse o comandante-geral Barbosa.
"Agradeço ao nosso comando pela oportunidade de realizar tão relevante curso, mostrando mais uma vez sua preocupação e zelo na qualificação dos policiais militares tocantinenses em todos os níveis. Muito honrado pelo desempenho, porém, o mais importante do curso, é o intercâmbio e a troca de informações e experiências que ajudarão sobremaneira no desempenho da atividade", disse o formando major PMTO Anízio Vaz de Melo Júnior, 2º Colocado do Curso.
O evento contou com a presença do o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do comandante-geral da PMBA, comandante-geral da PMBA e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, coronel Paulo Coutinho, do Comandante-Geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, Secretário Chefe da Casa Militar do Tocantins, Coronel Wander Vieira e demais autoridades civis e militares.
Durante o período da visita, o Comandante Geral da PMTO também participou da solenidade de assunção dos novos Coronéis da PMBA, oportunidade na qual foram discutidas estratégias de atuação integrada nas fronteiras entre os dois estados.
A comitiva da PMTO contou ainda com o Chefe da 5ª Seção do Estado-maior e Assessor de Comunicação, Major Thiago Monteiro e o Comandante do 8º BPM, Major Addson Acácio Pimentel, área de atuação da Operação Canguçu.