No final da noite da última sexta-feira (09), a cidade de Tocantinópolis e região foram atingidas por uma série de apagões na rede elétrica. Os moradores foram surpreendidos com pelo menos três desligamentos no sistema elétrico, causando transtornos e prejuízos. Além disso, relatos de outros apagões em diversas cidades do Bico do Papagaio e um rápido desligamento em Araguaína também foram registrados. A situação gerou preocupação e deixou a população em alerta, com incertezas quanto à normalização do fornecimento de energia.
O primeiro apagão ocorreu às 23h35 e durou cerca de 10 minutos. quando todos imaginavam que o problema já tinha sido resolvido, por volta das 23:51 novamente a energia faltou, dessa vez por apenas um minuto, voltando a interromper as 23:59. Depois de seis minutos a energia elétrica retornou novamente.
Durante esse período, diversas atividades foram interrompidas, afetando o cotidiano das pessoas. Além disso, a falta de energia elétrica traz consigo uma série de danos e prejuízos. O não funcionamento de aparelhos eletrônicos por exemplo, afetam diretamente a rotina dos moradores. A interrupção no fornecimento pode causar a paralisação das atividades, resultando em perdas financeiras significativas principalmente no comprometimento dos sistemas de segurança, como câmeras de vigilância, alarmes e portões eletrônicos. Isso pode aumentar a vulnerabilidade das propriedades e colocar em risco a segurança dos moradores.
Na área da saúde Hospitais, clínicas e postos de saúde dependem de energia elétrica para o funcionamento adequado de equipamentos médicos, como respiradores e aparelhos de suporte à vida. A falta de energia coloca em risco a vida dos pacientes e dificulta a realização de procedimentos médicos essenciais.