Público-alvo da capacitação é composto por agricultores familiares, torrãozeiros e assentados.
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realiza nesta terça-feira, 22, no Parque Estadual do Cantão (PEC), capacitação a respeito de apicultura e meliponicultura.
A capacitação ocorre das 8 às 12 horas, com a fundamentação teórica na sede do PEC, e das 14 às 18 horas, a prática no PA Califórnia, que será ministrada pelo técnico de Extensão Rural do Ruraltins, Guilberto Ferreira de Sousa. O supervisor do PEC, Adailton Glória, explica que o público-alvo da capacitação é composto por agricultores familiares, torrãozeiros e assentados.
Cooperação técnica
A gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz, explica que a capacitação é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado entre o órgão ambiental e o Ruraltins e tem foco em fortalecer cadeias de valor da sociobiodiversidade em comunidades residentes em Unidades de Conservação (UCs) e nos seus entornos.
“Com este acordo, Naturatins e Ruraltins desenvolvem atividades conjuntas para promover o fortalecimento de ações socioambientais e da agricultura familiar nas regiões das UCs, o que fortalece a política de Governo do Tocantins e contribui com a preservação do meio ambiente e fomento à agricultura familiar por meio do incentivo à utilização sustentável de matéria-prima proveniente das nossas Unidades de Conservação e das zonas de amortecimento das Unidades de Conservação de Proteção Integral”, pontua Vanessa Braz.