Paratletas competem em Brasília (DF), nas modalidades de atletismo e natação.
Os estudantes tocantinenses iniciaram as competições das Paralimpíadas Escolares 2023 com excelentes resultados. Nesta quinta-feira, 31, primeiro dia do evento, foram 20 medalhas nas provas de atletismo e natação.
O evento regional ocorre em Brasília (DF) até o dia 2 de setembro, com a participação de seis estados. O Tocantins tem 48 paratletas disputando diversas provas e buscando os melhores resultados para chegar à fase nacional.
O estudante Alexandre da Silva Santos, do Colégio Estadual Ulisses Guimarães, de Pau D’Arco, levou o ouro no arremesso de peso (F42). Edivaneide Silva dos Santos também foi ouro na corrida 60m (T35), ela é aluna da Escola Municipal Safira Gomes, de Campos Lindos.
João Pedro Gomes Cavalcante, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Santa Terezinha de Miracema, estreou nas Paralimpíadas com o ouro no lançamento de dardo (F13).
A dupla do Colégio Militar João XXIII, de Colinas do Tocantins, levou três ouros e um bronze. Felipe de Sousa Rocha alcançou o 1° lugar no lançamento de dardo e na corrida de 75 metros (F44); Pedro Henrique Sagres Guimarães foi campeão no arremesso de peso e bronze no lançamento de dardo (F13).
Danilo Apinajé, da Escola Estadual Indígena Tekator, de Tocantinópolis, já garantiu duas medalhas no atletismo: prata nos 75 metros e bronze no arremesso de peso. Evelly Vitoria Saraiva, da Escola Estadual Irineu Hendjes de Guaraí, deixou as adversárias para trás e levou o ouro na corrida de 60 metros.
Da região Sudeste do Estado, Pedro Felipe, da Escola Municipal Santa Izabel, de Conceição do Tocantins, ganhou a medalha de prata nos 60 metros T14; e Valtemir Almeida, do Colégio João D’Abreu, foi o campeão no arremesso de peso F43.
Sarah de Souza Lima (T37) e Humberto Gabriel Rosa (T12), alunos da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis, fizeram dobradinha nos 60 metros com prata e ouro, respectivamente.
O veterano Hentony Santos Carvalho, da Escola Estadual Ada Machado de Assis, de Araguanã, foi ouro no salto em distância. Ele ainda vai disputar outras duas provas no atletismo como favorito. Também de Araguanã, Aldaires Filho levou a prata na corrida de 60 metros.
O pódio dos 60 metros classe T37 teve dois tocantinenses: Abner Ribeiro Andrade, da Escola Estadual Doutor Joaquim de Gurupi, foi o campeão; e a prata foi conquistada por Heitor Santana de Sá, do Colégio Estadual Machado de Assis, de Araguanã.
Ouro na piscina
Na natação, os tocantinenses foram campeões em todas as provas que disputaram. Maria Flávia foi ouro nos 200 metros e 50 metros livres. Ela é aluna do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, de Palmas.
Também da Capital, do Colégio Adventista, Bruno Gabriel conquistou ouro nos 50 metros livres. Os dois seguem na competição com grandes chances de mais medalhas.
Etapa nacional
Os melhores colocados na fase regional de Brasília representarão o Tocantins na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, que ocorre no mês de novembro, em São Paulo (SP).