O segundo bloco de estudantes-atletas tocantinenses partiu com entusiasmo nesta segunda-feira, 4 de setembro, rumo a Ribeirão Preto (SP) para competir nos Jogos da Juventude 2023, na categoria de 15 a 17 anos. Esses jovens talentos conquistaram o direito de representar o Tocantins após brilharem na etapa Estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), um evento promovido com orgulho pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A delegação desse segundo bloco é composta por três dirigentes dedicados e 36 atletas determinados, prontos para competir em diversas modalidades esportivas, como judô, triatlo, tênis de mesa e voleibol. E o entusiasmo não para por aí, pois o terceiro bloco, composto por 66 estudantes-atletas, está programado para embarcar no dia 11 de setembro. Eles também têm a missão de representar o Tocantins nas modalidades de águas abertas, handebol, basquete, vôlei de praia e natação. Os Jogos da Juventude já começaram em 1º de setembro e estão previstos para encerrar no próximo dia 16.
O primeiro bloco de 45 estudantes-atletas já concluiu suas competições após cinco dias de intensas provas e agora aguarda ansiosamente o desembarque em Palmas, que está marcado para a quarta-feira, 6 de setembro.
Leonardo Bernardes, presidente do Comitê Olímpico Estadual (COE) da Superintendência de Desporto Escolar da Seduc, fez uma avaliação positiva do desempenho dos estudantes-atletas. Destacando o ouro no ciclismo conquistado por Josué Teixeira Feitosa Júnior, ele também ressaltou o desempenho de Joás Menezes Barbosa, que alcançou a 14ª colocação nacional.
O Taekwondo e o Wrestling, modalidades estreantes nos JETs deste ano, também receberam destaque. Leonardo Bernardes considerou a experiência muito proveitosa e acredita que os atletas podem aprimorar suas habilidades e obter resultados melhores no próximo ano.
Na ginástica rítmica, as atletas mostraram melhorias em suas performances e notas. Leonardo Bernardes observou que, considerando a faixa etária até 15 anos, as atletas estão em ascensão e podem conquistar medalhas para o Tocantins no futuro.
Quanto ao atletismo, embora não tenham conquistado medalhas, alguns atletas do Tocantins conseguiram chegar às finais, demonstrando melhorias em suas marcas. O destaque foi João Lucas de Oliveira, de Combinado, que alcançou a sexta colocação no salto em distância.
No badminton, as disputas foram intensas contra atletas de estados com tradição na modalidade, incluindo atletas da seleção brasileira e campeões pan-americanos. Apesar das quartas de final serem a etapa final alcançada, os atletas do Tocantins se saíram bem, e Leonardo Bernardes enfatizou a importância de promover mais competições no Estado para elevar o nível desses jogadores.
Os Jogos da Juventude 2023 são um evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e contam com a participação de mais de 4 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, competindo em 18 modalidades esportivas. Este é um momento de celebração e competição, onde jovens talentos de todo o país têm a oportunidade de brilhar e mostrar seu potencial no cenário esportivo nacional. Estamos ansiosos para ver o desempenho e os resultados dos nossos atletas tocantinenses nos Jogos da Juventude deste ano.