O cerrado, bioma que abraça mais de 87% do território tocantinense, é motivo de celebração nos dias 11 e 12 de setembro, graças às ações promovidas pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). As atividades, que incluem palestras e uma exposição de animais taxidermizados, acontecerão no município de Mateiros e têm como objetivo honrar o Dia do Cerrado.
Organizada pela Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão e pelo Parque Estadual do Jalapão (PEJ), a programação especial conta com o apoio da Prefeitura de Mateiros, da Secretaria de Estado da Educação, através da Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas, da Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM), do Projeto Varandas do Jalapão e da Rádio Dunas FM.
As atividades planejadas serão conduzidas pelas equipes do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). No dia 11 de setembro, o evento terá lugar no Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA), das 8 às 17 horas. Já no dia 12, a mesma programação será apresentada no povoado Mumbuca.
Um dos pontos altos dessa celebração é a exposição de animais taxidermizados. A taxidermia é a habilidosa arte de montar e empalhar animais para fins científicos ou exibições, empregando técnicas de preservação com o intuito de alcançar a máxima fidelidade possível.
O Cerrado em Destaque
O Cerrado, considerado o segundo maior bioma da América do Sul, brilha por sua rica biodiversidade. Grande parte de sua vegetação se assemelha a uma savana, com árvores baixas, espaçadas, troncos retorcidos, folhas robustas e raízes longas. Além disso, o Cerrado desempenha um papel estratégico no que diz respeito aos recursos hídricos, uma vez que é nele que nascem os rios que alimentam seis das principais bacias hidrográficas do Brasil: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica. Esse fato contribui para inúmeros atrativos turísticos na região, influenciando positivamente na economia de diversos municípios.
Neste Dia do Cerrado, unamo-nos para celebrar a importância deste bioma singular e renovemos nosso compromisso em preservá-lo para as futuras gerações. Afinal, o Cerrado é um tesouro de biodiversidade e recursos naturais que merece ser protegido e apreciado por todos nós.