Tocantinópolis/TO

Após 12 Dias De Fiscalização, Agência De Metrologia Encerra Primeira Etapa Da Operação Limpeza

Data do post: 30/10/2023 23:12:32   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoAção ocorreu em Araguaína com a finalidade de coletar amostras de produtos aptos a serem comercializados para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei.

A equipe técnica da área de Pré-Medidos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realizou a Operação Limpeza, na cidade de Araguaína.

A ação ocorreu de 16 a 28 de outubro, com a visita fiscalizatória a oito estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas na cidade. O foco do trabalho foi a fiscalização de produtos de limpeza, com visitas a supermercados, mercados de bairro, estabelecimentos especializados no segmento para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei. Sabão, detergente, esponja de aço, pano de chão, panos de limpeza, luvas, água sanitária, flanelas, soda cáustica, desinfetante, entre outras mercadorias utilizadas para limpeza em geral foram fiscalizados na ação para verificar se o peso informado na embalagem estava condizente com o conteúdo contido no recipiente.

O que é a Operação Limpeza?

É uma ação pontual do Plano de Trabalho pactuado entre o Inmetro e a Agência de Metrologia, que visa assegurar a qualidade das mercadorias com a conferência entre peso informado e peso contido. A primeira etapa é a visita aos estabelecimentos e o recolhimento dos produtos.

Próxima etapa

Após a coleta de produtos, as mercadorias serão ensaiadas nos laboratórios da Agência de Metrologia. Para as amostras, são selecionados de variados tamanhos e marcas diferentes e, atendendo à normativa do Inmetro, são recolhidas treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta-convite de todo o processo e trâmite legal.

Os ensaios metrológicos serão realizados nos laboratórios da Agência de Metrologia e, posteriormente, os resultados serão divulgados, após todo o trâmite processual legal.

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, destaca que “o produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização. As operações pontuais realizadas na pasta, como a Operação Limpeza, visam averiguar se as mercadorias estão em conformidade com a legislação”, reforça a gestora da pasta.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias