Tocantinópolis/TO

Alerta Da Adapec: Prazo Para Declaração Pecuária Se Encerra Em 30 De Novembro

Data do post: 27/11/2023 23:45:42   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins emitiu um alerta crucial para os produtores rurais do estado: o prazo para a declaração obrigatória de informações pecuárias termina no dia 30 de novembro. Este aviso se destina aos aproximadamente 70 mil produtores rurais que, espera-se, realizarão a declaração de todas as espécies de animais de produção.

A Adapec destaca a importância da declaração, que abrange animais de diversas espécies, como bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, abelhas e animais aquáticos presentes nas propriedades. A não realização da declaração dentro do prazo estabelecido resultará em multa de R$ 127,69 por propriedade não declarada, além do bloqueio da ficha de movimentação até a regularização da situação.

Mesmo após a retirada da vacina contra a febre aftosa, a Adapec ressalta a necessidade contínua do controle sanitário no Tocantins. Os produtores rurais são instados a fornecer à agência os dados sobre os animais existentes em suas propriedades. João Eduardo Pires, responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, reforça a importância do cumprimento deste processo: "O controle sanitário é fundamental para o Tocantins, por isso, quem ainda não fez a sua declaração deve procurar um dos escritórios da Adapec e preencher o formulário de declaração de informações pecuárias."

Diante disso, é crucial que os produtores rurais estejam atentos ao prazo e busquem regularizar a situação de suas propriedades, evitando as penalidades e contribuindo para a preservação da saúde animal no estado. A colaboração de cada produtor é fundamental para manter a qualidade e a segurança da produção agropecuária no Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias