Tocantinópolis/TO

Polícia Militar Do Tocantins Apresenta Projeto De Equoterapia Ao Ministério Público Estadual

Data do post: 01/12/2023 10:21:33   Imprimir  -  Compartilhar

A Polícia Militar do Estado do Tocantins, por meio do Regimento de Polícia Montada (RPMon), deu um passo significativo em direção ao bem-estar da sociedade tocantinense ao apresentar ao Ministério Público Estadual um inovador projeto de equoterapia. A visita ao procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, foi marcada por discussões construtivas sobre a implantação do projeto e os impactos positivos que a Equoterapia pode trazer para a comunidade.

A Equoterapia, um método terapêutico reconhecido internacionalmente, utiliza cavalos como instrumentos para estimular o desenvolvimento físico e mental. Essa forma de terapia é particularmente benéfica para pessoas com deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla e autismo.

A base da Equoterapia reside nos movimentos repetitivos do cavalo, que desencadeiam respostas significativas no indivíduo. Entre os benefícios proporcionados, destacam-se a melhoria na mobilização, o fortalecimento muscular, o equilíbrio e a promoção da interação social. A terapia assistida por cavalos, também conhecida como hipoterapia, visa melhorar as funções neurológicas e a qualidade de vida dos participantes.

A parceria estabelecida entre a PMTO/RPMon e o Ministério Público abre caminho para a criação de uma rede de apoio que viabilizará o atendimento à sociedade tocantinense. A consolidação desse compromisso representa um marco significativo, e os frutos desse esforço conjunto serão colhidos a partir de 2024, quando o tratamento estará disponível para aqueles que mais necessitam.

O Comandante do Regimento de Polícia Montada, Coronel Geraldo Magela, destaca a importância dessa parceria, afirmando que "a consolidação desta parceria entre PMTO/RPMon e Ministério Público é de grande valia, pois se refere a um tratamento que estará disponível a partir de 2024 e representa mais uma forma de aproximar as instituições à sociedade tocantinense".

A reunião contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, acompanhado da promotora de justiça, Beatriz Regina de Melo, o comandante do Regimento de Polícia Montada, Coronel PMTO Geraldo Magela, além da Tenente-Coronel PMTO Carmem Rosa, Tenente-Coronel PMTO Leandro Nunes, a enfermeira Tânia Bó e a psicóloga Regiane Faria. A união desses profissionais reflete o compromisso conjunto em proporcionar melhorias significativas na vida da comunidade tocantinense através da Equoterapia.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias