Tocantinópolis/TO

Indicada Da Senadora Professora Dorinha Receberá o Diploma Bertha Lutz

Data do post: 06/03/2024 12:18:28   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO Senado homenageia cinco mulheres em sessão solene, na quarta-feira (6), com a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. A premiação anual ocorre durante as atividades que marcam o Dia Internacional da Mulher, como reconhecimento a mulheres que se destacaram na defesa dos direitos e das questões de gênero no Brasil.

Dentre as agraciadas, está a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio, que foi indicada pela senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO). Luciana Lóssio foi a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra do TSE em uma das duas cadeiras da instituição destinadas, exclusivamente, para juristas. Luciana também teve importante atuação em defesa de maior participação das mulheres na política com a garantia de 30% dos recursos do fundo eleitoral para financiar candidaturas femininas. Também foi indicada para fazer parte do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH).  “É uma honra poder homenagear mulheres que ajudaram a mudar a realidade de outras mulheres e que deixam um legado importante na nossa sociedade”, disse a senadora.

Os outros quatro nomes indicados foram a promotora de Justiça Dulcerita Alves, a delegada Eugênia Villa e as professoras Gina Vieira Ponte de Albuquerque e Mary Ferreira.

Dulcerita Alves atua na Promotoria da Mulher do Ministério Público da Paraíba (MP-PB), onde realiza extenso trabalho no combate à violência contra a mulher. É executora e gestora dos Projetos Florescer e Refletir no MP-PB.

A delegada Eugênia Villa é primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora da Polícia Civil no estado do Piauí e é criadora da primeira delegacia de investigação de feminicídios do país, em Teresina, em 2015.

Gina Vieira Ponte de Albuquerque criou, em 2014, o Projeto Mulheres Inspiradoras, que recebeu o 1º Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos.

Mary Ferreira, mestra em Políticas Públicas, doutora em Sociologia e pós-doutora em Comunicação e Informação, tem diversos títulos de reconhecimento por sua contribuição para igualdade de gênero.

Bertha Lutz

Instituída pelo Senado em 2001, a premiação chega à 21ª edição e faz referência a Bertha Lutz (1884-1976), bióloga e advogada, uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século 20. Nascida em São Paulo, Bertha Maria Júlia Lutz é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Ela se empenhou pela aprovação da legislação que outorgou o direito às mulheres de votar e de serem votadas.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias