Tocantinópolis/TO

Explorando o Etnoturismo Na Ilha Do Bananal: Celebrando a Cultura Karajá

Data do post: 07/03/2024 22:43:06   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO Estado do Tocantins tem se destacado pela sua iniciativa em promover o etnoturismo, especialmente na deslumbrante Ilha do Bananal, onde a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) tem desenvolvido projetos para valorizar a rica cultura dos povos locais. Entre os destaques estão as festas tradicionais, as trilhas, a pesca esportiva e a observação da exuberante fauna da região.

Um dos eventos mais aguardados é o Hetohoky, uma celebração emblemática do povo Karajá, que acontecerá nos dias 9 e 10 de março na aldeia Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal. A presença da Setur neste evento é uma demonstração do compromisso do governo em valorizar e promover as tradições dos povos ancestrais.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destaca que o desenvolvimento do etnoturismo é uma demanda importante dessas comunidades e uma missão assumida pelo governo, visando resgatar e preservar suas tradições. Ele ressalta a importância da parceria com as pastas da Cultura e dos Povos Originários para o sucesso desses projetos.

Em 2022, a Ilha do Bananal ganhou destaque internacional com a realização do Rally Sertões, que não só trouxe visibilidade para a região, mas também capacitou jovens e líderes locais, fortalecendo a estrutura turística. A ideia é que os próprios indígenas assumam a gestão dos roteiros, garantindo a sustentabilidade e autenticidade das experiências.

O etnoturismo oferece oportunidades únicas de vivenciar a natureza e as culturas locais, especialmente na maior ilha fluvial do mundo, com sua biodiversidade preservada e a presença da Terra Indígena do Parque do Araguaia. Visitas às aldeias proporcionam um contato genuíno com os povos originários, enriquecendo a experiência dos turistas.

A festa do Hetohoky, que se estende por todo o mês de março, é um verdadeiro espetáculo cultural, envolvendo pinturas corporais, danças, cantos e tradições ancestrais, como a construção da Casa Grande. A preparação para a festa é intensa, envolvendo meses de concentração e práticas tradicionais por parte dos jovens participantes.

Cada momento da festa tem um significado especial, desde as pinturas corporais até as danças que marcam a transição dos meninos para a vida adulta. A comunidade Karajá se prepara com dedicação e entusiasmo para receber os visitantes, compartilhando sua cultura e tradições milenares.

O Hetohoky é mais do que uma festa; é uma celebração da identidade e da história do povo Karajá, uma oportunidade para os turistas conhecerem de perto essa riqueza cultural e se encantarem com as belezas naturais da Ilha do Bananal. É um convite para vivenciar uma experiência única e inesquecível no coração do Brasil.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias