Tocantinópolis/TO

Tocantins Conquista Reconhecimento Nacional Como Livre De Febre Aftosa Sem Vacinação

Data do post: 26/03/2024 12:03:47   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNa última segunda-feira, dia 25 de março de 2024, uma importante notícia ecoou nos corredores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa): o Tocantins foi oficialmente reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação em todo o território nacional. Essa conquista não apenas enaltece o estado, mas também impulsiona sua economia e coloca em evidência a excelência do setor agropecuário tocantinense.

Com uma população de mais de 11,5 milhões de bovinos e bubalinos distribuídos em cerca de 100 mil propriedades rurais, o Tocantins demonstrou um comprometimento ímpar em fortalecer sua defesa agropecuária. O governador Wanderlei Barbosa enfatiza que esse reconhecimento é fruto de investimentos estratégicos e de um trabalho incansável para atender às exigências do Mapa. Ele ressalta a importância desse marco para ampliar as oportunidades comerciais da carne tocantinense no mercado internacional.

Paulo Lima, presidente da Adapec, destaca que essa conquista representa o resultado de décadas de esforços conjuntos, envolvendo toda a cadeia produtiva e o apoio decisivo do Governo do Tocantins. Ele salienta que o estado passou por rigorosas auditorias e vigilâncias ativas, alcançando altos padrões de excelência na declaração de informações pecuárias após a suspensão da vacinação.

O reconhecimento nacional abrange não apenas o Tocantins, mas também outros 15 estados e o Distrito Federal. A Portaria n° 665, de 21 de março de 2024, estabelece diversas diretrizes, incluindo a proibição do armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa, bem como restrições ao ingresso de animais vacinados nos estados contemplados.

O Tocantins recebeu autorização para interromper a vacinação contra a febre aftosa a partir de 2023. Desde então, têm sido realizadas várias ações, incluindo auditorias, vigilâncias nas propriedades rurais e estudos soroepidemiológicos para comprovar a ausência de circulação viral.

O próximo desafio é obter o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa) como área livre de febre aftosa sem vacinação. Esse passo não apenas reforçará a posição do Tocantins como um polo de excelência agropecuária, mas também abrirá portas para novas oportunidades no mercado global.

O Tocantins trilha um caminho de sucesso na pecuária, demonstrando que com investimento, dedicação e comprometimento é possível alcançar os mais altos padrões de qualidade e segurança sanitária, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do estado e do país.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias