Um homem de 29 anos, investigado por deixar de prover as necessidades básicas de alimentação e demais cuidados para o filho (configurado como abandono material) e também por não pagamento de pensão alimentícia, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, em Porto Nacional.
A prisão ocorreu, mediante cumprimento a mandado judicial, expedido pela 3ª Vara Cível de Porto Nacional, durante ação realizada por policiais civis da 76ª Delegacia de Monte do Carmo, após a localização do indivíduo em Porto.
De acordo com o delegado Wagner Siqueira, após tomar conhecimento de que um homem de 29 anos, teve a prisão civil decretada por inadimplemento da pensão alimentícia, por quase um ano, e também por abandono material( que configura o não provimento da necessidades básicas da criança), os policiais civis da 76ª DP conseguiram localizar o paradeiro do homem, em Porto Nacional.
Ainda segundo a autoridade policial, já havia um inquérito em tramitação na Delegacia de Monte do Carmo em desfavor do indivíduo para apuração do crime de abandono material e, desse modo, o homem foi localizado e preso, em virtude da decretação do mandado de prisão por não pagamento de pensão alimentícia.
Desse modo, ele foi detido e, após a realização das providências legais cabíveis, recolhido à Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. A prisão é de 60 dias, ou até que o indivíduo possa adimplir os valores atrasados da pensão, de quase um ano e que giram em torno de R $2600 reais.