São 450 vagas distribuídas em nove turmas divididas por região operacional.
Com intuito de capacitar e aperfeiçoar o trabalho executado pelos policiais penais, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) abriu nessa terça-feira, 3, as inscrições para a primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro. O curso, que será ofertado por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária (Esgepen), conta com 450 vagas, distribuídas em nove turmas, divididas por região operacional.
A primeira turma da capacitação será direcionada às regiões operacionais IV e V, com prioridade nas vagas para os policiais penais que ingressaram no Sistema Penal em 2022, e as inscrições devem ser realizadas por meio do link até às 23h55 dessa terça-feira, 3. Já as inscrições para as demais turmas do curso deverão seguir o cronograma divulgado no edital de disponibilização de vagas.
O gerente da Esgepen, Rodrigo de Araújo, explicou que o objetivo é preparar os novos policiais penais para o exercício das funções nas unidades, assim como aprimorar o trabalho já executado. “As três primeiras turmas serão para atender os policiais penais que iniciaram suas atividades neste ano. A capacitação terá todos os instrumentos e orientações para garantir que os servidores possam estar mais técnicos e atuantes de forma segura dentro das unidades” , afirmou.
Curso
O Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro terá início no dia 9 de maio, em sua primeira turma, que prossegue com aulas até o dia 14 do mesmo mês, já as demais turmas seguirão o cronograma disponibilizado no edital. A carga horária é de 60 horas para todas as turmas, no formato presencial.
O objetivo é capacitar os policiais penais para manuseio de armas de fogo de uso restrito, a fim de reduzir os riscos à integridade física e difundir conhecimentos sobre os procedimentos de segurança em situações de crise. Além das aulas práticas e teóricas, o curso também contará com a aplicação de prova objetiva sobre o conteúdo abordado e prova prática de tiros.
Cronograma de inscrições
As inscrições para o curso estão sendo realizadas de acordo com a turma, assim como a realização da capacitação, que será feita em diferentes datas, de acordo com a região operacional. Confira as datas de inscrição para cada local no site da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça.