Tocantinópolis/TO

Projeto Da Seciju Colabora Com Formação De Egressos Do Sistema Penal Do Tocantins

Data do post: 05/05/2022 22:14:35   Imprimir  -  Compartilhar

Secretaria de Segurança PúblicaEm sua 18º edição, oficina do projeto Formação para Cidadania foi voltada às mães egressas do Sistema Penal.

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou nesta quinta-feira, 5, a 18º edição do projeto Formação para Cidadania, promovida no Escritório Social, em Palmas. Em alusão ao Dia das Mães, esta edição da oficina foi voltada às mães egressas do Sistema Penal, contando com roda de conversa e sorteio de brindes.

Na ocasião, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, conheceu as instalações do Escritório Social e reforçou a importância do trabalho desenvolvido no local. “Fiquei muito surpreso e satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui, esse apoio destinado aos egressos é fundamental para que eles encontrem novas oportunidades e não retornem ao Sistema Penal. E esse projeto com oficinas formativas, em parceria com o Tribunal de Justiça, é um importante mecanismo para aproximar os assistidos das atividades que são desenvolvidas e garantir que tenham acesso aos seus direitos”, ressaltou.

O coordenador do Escritório Social, Leandro Bezerra, explicou o principal objetivo do projeto. “Nós trabalhamos para que o atendimento à pessoa egressa seja efetivo e integral, para que ele não retorne ao Sistema. Criamos o Projeto Formação para Cidadania, para que as pessoas possam conhecer o Escritório Social e que ele se aproxime do público, para que vençam as barreiras”, ressaltou.

Oficinas

Em sua 18º edição, a oficina contou com uma roda de conversa sobre autorresponsabilidade e poder da ação, com intuito de incentivar egressas e as familiares de egressos, que também são mães, a atuarem para o avanço de projetos pessoais e buscar novas oportunidades. A programação faz parte do projeto Formação para Cidadania, que promove, desde outubro de 2021, oficinas semanais para pré-egressos, egressos e familiares de egressos sobre diferentes temas ligados à cidadania.

A esposa de um dos egressos do Escritório Social, N.A.S.O, conta que a cada edição aprende algo novo. “Estou aprendendo muito com as oficinas e acredito que poderiam ter ainda mais, porque elas têm sido muito produtivas. Cada oficina é uma oportunidade de alcançar mais uma lição de vida”, relatou.

Para a coach, Brizza Pires, que ministrou a roda de conversa, essa é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento das mulheres que participaram da ação. “É uma alegria poder contribuir, pois acredito que quem tira um tempo para ouvir está disposta a aprender. Se todas as mulheres que estiveram presentes aplicarem tudo o que foi passado poderão ter um futuro melhor, elas são livres para plantarem novas coisas e colherem mais frutos positivos”, afirmou.

Escritório Social

Trata-se de um equipamento público de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, vinculado à Seciju. É responsável por realizar acolhimento e encaminhamentos das pessoas pré-egressas, egressas do Sistema Penal e seus familiares para as políticas públicas existentes, articulando uma política intersetorial e interinstitucional de inclusão social que se correlaciona e demanda iniciativas de diferentes políticas públicas estaduais e municipais, sistemas e atores da sociedade civil.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Veja também
Todas as Notícias