Tocantinópolis/TO

Seduc Oferece Cursinho Preparatório Para o Encceja e Enem Às Pessoas Privadas De Liberdade

Data do post: 13/05/2022 10:55:09   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsProjeto tem a previsão para ser executado por oito meses, por meio de videoaulas, nas unidades prisionais do Tocantins.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciará as atividades do Cursinho Preparatório para o Encceja e o Enem para pessoas privadas de liberdade. O projeto piloto tem como objetivo preparar os candidatos do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) e do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). As videoaulas iniciana próxima segunda-feira, 16, e terão duração de oito meses.

Inicialmente, o cursinho piloto será transmitido pela Seduc, para a Casa de Prisão de Palmas (CPP) e, posteriormente, para a Unidade Penal de Barra da Grota, no município de Araguaína. Os participantes serão habilitados para participarem de videoaulas gravadas e os cursistas terão acesso ao material físico, apostilas e simulados para o acompanhamento das aulas. Com espaço físico adequado, bem como materiais digitais.

Conforme a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Eliziete Viana Paixão, o projeto é uma ferramenta de auxílio para a formação humana e educacional das pessoas privadas de liberdade. “Com o cursinho, esses candidatos terão melhores condições de concluir o ensino básico e ter acesso ao ensino superior. Além do objetivo educacional, os estudantes terão ainda direito à remissão de pena”, frisou.

Avaliações

O Encceja PPL permite a certificação do ensino fundamental e do ensino médio às pessoas privadas de liberdade. As provas estão previstas para ocorrer, no período de 19 a 30 de setembro de 2022.

Já o Enem é a mais importante forma de acesso ao ensino superior no país. As inscrições estão abertas até o dia 21 de maio, no portal https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. As provas do Enem PPL estão marcadas para os dias 3 e 14 de dezembro de 2022.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias