Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Oficial Da PMTO Se Torna Primeiro Militar Do Tocantins a Participar Da Missão De Paz No Sul Da África

Data do post: 21/05/2022 13:13:46 Imprimir -  Compartilhar

PM TOO Estágio de Preparação contou com a participação de militares do Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a Polícia Militar do Estado do Tocantins, de Santa Catarina, além de dois militares de Nações Amigas, da Namíbia e da Indonésia.

Aconteceu nesta sexta-feira (20), no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Estado do Rio de Janeiro, a cerimônia de encerramento do Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP). A Polícia Militar do Tocantins foi representada pelo Tenente-Coronel Marcel Sales Campelo, que concluiu o curso com êxito e já tem data da missão de paz agendada.

O Estágio de Preparação entrou em sua fase específica a partir do mês de abril deste ano, com o objetivo de preparar militares para exercer as relacionadas às tarefas de Observadores Militares, Staff Officers e Policiais da Organização das Nações Unidas (ONU), empregando a sistemática de Proteção de Civis, no âmbito das operações de manutenção da paz das Nações Unidas.

O Estágio foi composto por três fases, com um total de 388 horas e realizado durante 10 semanas. A preparação contou com a participação de militares do Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a Polícia Militar do Estado do Tocantins, de Santa Catarina, além de dois militares de Nações Amigas, da Namíbia e da Indonésia.

Entre os participantes militares do País, o Tenente-Coronel Marcel Sales Campelo, um oficial da PMTO, foi escolhido após uma seleção que ocorreu no final de 2021, para compor o grupo de militares que participariam do estágio de preparação.

Com 38 anos, Sales Campelo já possui 18 anos na PMTO e para ele, este estágio é um momento muito importante para sua carreira. “Considero que este é um momento profissional muito significativo para mim, porque após 18 anos de corporação, é a primeira vez que um oficial está indo para uma missão de paz. Estou quase alcançando os 20 anos de serviço e ter no currículo esse conquista, de ser o primeiro policial tocantinense a participar da missão de paz, me deixa muito orgulhoso. Consequentemente, traz uma carga de responsabilidade muito grande, de ter que ir a outro continente e ter que aplicar tudo aquilo que a PMTO já me ensinou”, contou.

O Tenente-Coronel também entende que este é um dos maiores desafios de sua carreira militar, mas pretende representar muito bem o Tocantins nesta missão. “O meu desafio maior agora é poder prestar um bom serviço para comunidade sul-sudanesa e representar bem o governo do Tocantins e a Polícia Militar. Então, eu fico muito feliz e igualmente compreendo essa carga de responsabilidade, que acompanha essa situação do desdobramento para missão de paz”, explica Sales Campelo.

O Comandante-Geral da PM, coronel Julio Manoel da Silva Neto parabenizou o policial militar pela sua dedicação neste preparatório e deseja sucesso nesta missão. “Fico orgulhoso que a PMTO possui profissional como o Tenente-Coronel Sales Campelo, que com muito empenho e profissionalismo conseguiu esse feito. Parabenizo o nosso PM pela conclusão do Estágio e reforço o compromisso da PMTO na capacitação dos nossos policiais”, declara.

O Tenente-Coronel Marcel Sales Campelo, já recebeu a data do desdobramento da sua primeira missão, no próximo mês de junho ele vai ao Sudão do sul, na África, para colocar em prática tudo o que aprendeu no estágio de preparação.

Fonte: PM TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.