Capacitação será ministrada em parceria com a Força Nacional do SUS e é destinada para profissionais médicos dos 139 municípios tocantinenses.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde (SES-TO), realiza nesta terça-feira, 14, em Palmas, o curso de ‘Atualização em Vigilância - diagnóstico e manejo clínico das Arboviroses’ (dengue, chikungunya e zika), para médicos que atuam na atenção básica, média e alta complexidade, de hospitais públicos e privados, dos 139 municípios tocantinenses.
O curso ocorrerá no auditório do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e contará com a presença dos doutores Rivaldo Venâncio e Ângela Vargas e Tarciana Suassuna, profissionais médicos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS), referências nacionais para as arboviroses urbanas.
“O Tocantins vivencia um aumento expressivo de casos de dengue, chikungunya e zika, por isso torna-se imprescindível à atualização em diagnóstico e manejo clínico das arboviroses para nossos profissionais médicos, o que irá melhorar o atendimento e poderá reduzir a letalidade das doenças, com o reconhecimento oportuno dos casos suspeitos e o tratamento adequado do paciente”, frisa a gerente de Vigilância das Arboviroses (GVA/SES-TO), Christiane Bueno.
Dados
Os boletins epidemiológicos de dengue, chikungunya e zika podem ser conferidos no site da Saúde, no link https://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-de-dengue-chikungunya-zika-e-febre-amarela-monitores/6aqzbftl85g2