Presidente do TRE-TO agradeceu a disponibilidade e ressaltou que o apoio é bem-vindo e necessário.
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, acompanhado da equipe gestora da pasta, esteve no Tribunal Regional do Estado do Tocantins (TRE-TO) nesta terça-feira, 19, para colocar a Segurança Pública à disposição para apoiar as atividades eleitorais deste ano.
Durante a visita institucional, o secretário reforçou que todas as unidades da pasta já estão atentas a possíveis ocorrências relacionadas a questões eleitorais. “Fiz questão de trazer nossa equipe para colocar à disposição do TRE e também dizer que vamos colaborar com as ações da Polícia Federal. Queremos dar nossa contribuição para que possamos ter eleições limpas e seguras e temos instrumentos que podem ser muito úteis, como a Delegacia de Crimes Cibernéticos que vai contribuir com a questão das fake news”, disse.
O superintendente de Inteligência e Estratégia da Segurança Pública, delegado Emerson Francisco de Moura, reforçou o trabalho do serviço de Inteligência para atuar na prevenção de possíveis ocorrências. “Já temos feito um trabalho no sentido de evitar que aconteçam certas situações e esta ação acontece em parceria com as demais Inteligências, por exemplo a do TJ, do MPE, da PM. Vamos trabalhar de forma conjunta, com a troca de informações, para ter os melhores resultados”, pontuou.
O presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, agradeceu a disponibilidade do secretário Wlademir e ressaltou que o apoio é bem-vindo e necessário, principalmente neste pleito eleitoral, que será muito polarizado. “Cada um de nós deve ser fiscal nas eleições e agradeço a colaboração que os senhores possam dar em qualquer sentido pois a Polícia Federal, sozinha, não consegue dar conta de toda a demanda. De nossa parte, nós vamos administrar a eleição dentro do planejamento, da estratégia e da logística que é estabelecida pelo TSE.”ressaltou.
Na ocasião, o procurador regional eleitoral João Gustavo de Almeida Seixas lembrou que a preocupação não deve ser apenas no sentido da possibilidade de fraudes no dia das eleições, mas deve estar em torno de qualquer ato ou manifestação que vise dificultar ou impedir o resultado legítimo do pleito eleitoral.
Presentes
Participaram da reunião o secretário executivo da SSP-TO, Reginaldo Menezes; o assessor de Gabinete Fernando Ubaldo; o delegado de Polícia Civil Roger Knewitz; a superintendente de Segurança Integrada da SSP-TO, Fátima Holanda; o delegado-geral adjunto da SSP-TO, Jeter Aires; o delegado chefe da 2ª Delegacia Especializada de Repressão às Infrações de Menor Potencial Ofensivo (DEIMPO - Palmas), Ibanez Ayres Neto; o diretor de Polícia da Capital, Rodrigo Ferraz; o secretário Judiciário do TRE-TO, Vick Mature Aglantzakis.