Um jacaré gigante de 4 metros foi capturado em um lago em Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO).
O animal foi encontrado por funcionários de uma mineradora do local, que chamaram o Corpo de Bombeiros.
O caso aconteceu na tarde deste sábado (23). Os bombeiros informaram que ao chegarem ao local, o animal já havia sido amarrado pelos funcionários da Potti Mineradora, que o transportaram para um outro lugar.
Os funcionários levaram o bicho em uma caçamba da subprefeitura de Porto Nacional até os mangues do lago, onde as pessoas não costumam ir.
A Polícia Militar também foi ao local após receber denúncias de maus tratos ao animal. No local, os agentes constataram que o animal apresentava ferimentos antigos e que estava sem as patas dianteiras. Eles ainda informaram que o jacaré provavelmente está cego de um olho.
Um representante da mineradora disse ao G1 que o jacaré-açu foi visto por um funcionário que ao subir em uma lancha, percebeu que o animal estava com a boca aberta. Esse funcionário teria então pedido a ajuda para imobilizar o jacaré que estava muito agressivo. Eles teriam então usado cordas para amarrar o bicho. De acordo com esse representante, a PM solicitou ajuda para levar o animal para outro local porque eles não tinham uma viatura para carregar um animal daquele porte.
Sem as patas
No vídeo que circula nas redes sociais, é possível perceber que o jacaré está com as patas dianteiras amputadas. De acordo com o biólogo Aluísio Vasconcelos, é possível que o animal tenha sido vitimado por piranhas. Ele afirma que apesar de não se regenerar, as feridas não atrapalham o animal, que acaba se adaptando ao meio ambiente.
Para Vasconcelos, não houve prejuízos ao animal porque a captura e o translado foi feito de forma rápida e com a ajuda de equipamentos.