Rodovias foram desobstruídas e manifestantes seguem com protestos sob monitoramento da Polícia Militar.
A Polícia Militar do Tocantins atua nas vias públicas, desde 1° de novembro, através da Operação Manutenção da Ordem nas Rodovias. A ação é originária do cumprimento da missão constitucional da Polícia Militar, a qual é referenciada pela decisão judicial do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, emitida após às manifestações públicas contrárias aos resultados das Eleições Presidenciais 2022.
Após planejamento do Governo do Estado, junto com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar e Polícia Civil, foram desenvolvidas ações para garantir a livre circulação dos cidadãos, sem também restringir o direto de livre manifestação das pessoas. O controle desses eventos se deu por meio do diálogo com manifestantes distribuídos em 18 pontos de bloqueios registrados no Estado. O uso da força não se fez necessário em nenhum desses eventos, tendo em vista que eles transcorreram pacificamente e sem ocorrências de crimes contra pessoas ou patrimônios.
Segundo o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa, a atuação da PM é profissional e tem por intuito fazer cumprir a sua missão de preservação da ordem pública de forma mais pacífica possível.
"As tratativas seguem protocolo para crises, com foco no diálogo e negociação, e somente em último caso emprega o uso progressivo da força, de acordo com a evolução do fato. Mas como não tivemos nenhuma resistência e aos poucos fomos atendidos, a manifestação seguiu pacificamente e nos mantivemos somente com o acompanhamento para a manutenção da ordem", destacou o Comandante-Geral, Coronel Barbosa.
Os veículos encontrados estacionados inadequadamente também seguiram com o mesmo protocolo de diálogo. Os proprietários foram devidamente identificados, e após advertência verbal, retiraram seus veículos, pacificamente.
Na manhã desta quinta-feira, 03, todos os pontos de bloqueios foram totalmente desobstruídos, mas algumas cidades continuam com a manifestação pacífica, devidamente monitorada por equipes policiais.
Mediante escala, o efetivo administrativo e operacional da PMTO em todo Estado, está empenhado para manter a segurança e a ordem pública até o findar dos protestos.