Durante a operação todos os principais pontos da cidade receberam reforço policial.
Com o objetivo de intensificar o policiamento em toda a cidade de Palmas, a Polícia Militar, por meio do 1º Batalhão em parceria com a Academia Policial Militar Tiradentes, desencadeou a "Operação Presença", que contou com aproximadamente 100 policiais militares em todo plano diretor da capital.
Com um balanço foi positivo, o policiamento foi desenvolvido nas modalidades a pé e motorizado, além do plano diretor da capital, também foi realizado no distrito de Luzimangues. A operação contou com o reforço dos alunos do curso de formação de praças do 1° BPM e da Academia Policial Militar Tiradentes.
Durante as ações as equipes efetuaram cinco prisões por diversos crimes, entre eles: furto, receptação, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo, conseguindo recuperar vários produtos subtraídos, sendo eles: três lixadeiras, uma parafusadeira, três rolos de fio de cobre para solda, uma caixa com diversas lixas de disco e uma impressora da marca brother, dois notebooks, dois televisores de 40 e 50 polegadas, uma motocicleta que havia sido tomada em assalto e uma arma de fogo calibre 38, com seis munições intactas.
Para o comandante do 1º Batalhão, Tenente Coronel Fioravan Teixeira Silveira, a "Operação Presença" é um reforço ao policiamento já empregado normalmente para garantir a tranquilidade para o Palmense. “Todos os esforços estão sendo feitos com os empregos regulares de reforços policiais com efetivo extraordinário e com militares de outras unidades de Palmas, culminando em operações constantes visando coibir a prática de crimes em nossa área de atuação”. finalizou.