O Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Esportivo (CBJJE) contou com mais de cinco mil atletas do Brasil e de outros países, No último final de semana, entre os dias 24 e 27 de novembro, representantes do Dojô de Ouro do 1º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins (1º BPM) participaram do Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Esportivo (CBJJE), realizado no Ginásio do Ibirapuera, no estado de São Paulo.
O evento contou com mais de cinco mil atletas do Brasil e de outros países, e o Tocantins foi representado por meio do Projeto Dojô de Ouro, da PMTO, com quatro atletas do 1º Batalhão da PMTO, tendo alcançado o pódio em duas modalidades.
Entre as atletas do Tocantins, Valentina Caitano de 11 anos participou e venceu o mundial na categoria peso pesado infantil B, faixa laranja/verde até 41,7 Kg. Outro atleta que subiu o pódio foi Júlio César Caitano, de 13 anos, faixa verde, que se tornou vice-campeão na categoria infantojuvenil meio pesado com até 55,5 Kg.
O instrutor do Dojô de Ouro, sargento Leandro Caitano, faixa preta da modalidade, se lesionou em sua segunda luta e teve que deixar a competição.
Projeto Dojô de Ouro
A Polícia Militar por meio do 1º Batalhão (1° BPM) mantém o projeto Dojô de Ouro, que realiza treinamento de policiais militares, bombeiros militares e seus dependentes no esporte marcial jiu-jítsu, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e comunicativas. O projeto atende adultos, crianças e dependentes de militares com idade entre 7 e 12 anos.