Responsabilidade de comunicar a suspeita de doenças é de todos os agentes que têm contato com animais de produção.
Para garantir a sanidade do rebanho, é preciso planejamento e eficácia na prevenção de enfermidades. Uma das principais estratégias é a notificação de doenças obrigatórias de animais de produção, aqueles animais criados para fins de alimentação humana e outros subprodutos. O serviço é gratuito e deve ser realizado na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) presencialmente ou nos canais oficiais de comunicação.
A responsabilidade da notificação abrange os produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais. Os casos suspeitos de doenças de notificação obrigatória devem ser comunicados imediatamente à Adapec. “A medida visa um atendimento ágil de uma equipe especializada da Agência na propriedade rural para avaliar o animal e assim direcionar as ações”, explica o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Agência, Márcio Rezende.
Entre as principais doenças estão: febre aftosa, brucelose, tuberculose, peste suína clássica, raiva, doença de Newcastle, entre outras.
Canais oficiais
Além das unidades de atendimento físicas em todo o Estado, a Adapec disponibiliza o Disque Defesa pelo 0800 063 11 22 e o site institucional adapec.to.gov.br. Basta clicar no menu e procurar a opção: Notificação de Doenças em Animais ou no link https://www.to.gov.br/adapec/notificacao-de-doencas-em-animais/uhfvinr77o.
Nele, o usuário também terá acesso à lista de doenças consideradas de notificação obrigatória pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).