A etapa do Enem- PPL será aplicada nas sedes dos estabelecimentos penais do Estado.
Nos dias 10 e 11 de janeiro, a Polícia Militar realizará Operação Enem 2023 – Etapa PPL, com policiamento estratégico nos municípios tocantinenses, onde o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) será aplicado simultaneamente. O objetivo da Operação é garantir a plena realização do exame, a segurança dos estudantes, das instalações e dos aplicadores de prova.
O Enem PPL será aplicado nas sedes dos estabelecimentos penais do Tocantins e a PMTO vai realizar o policiamento ostensivo nas modalidades de escoltas, guarda das provas e dos cartões de respostas, bem como, policiamento motorizado na área externa.
No Tocantins, as provas do exame serão aplicadas em 28 unidades penais de 23 municípios, com a segurança feita pelas unidades da Polícia Militar nas respectivas regiões, sendo empregado o efetivo administrativo e operacional da PMTO, bem como o reforço dos policiais do Quartel do Comando Geral (QCG).
Os policiais militares irão reforçar na preservação da ordem pública, evitar transtornos e fazer com que o evento ocorra sem prejuízos para os candidatos e para a organização do certame, especialmente nos horários de abertura e fechamento dos portões.
O Enem PPL 2023 seguirá o horário de Brasília e as provas serão aplicadas, simultaneamente, no dia 10 de janeiro, com início às 13h30 e término às 19h, e com o tempo adicional às 20h. No segundo dia, 11 de janeiro, o início das provas será às 13h30, com término às 18h30, e término das provas com tempo adicional às 19h30.