Colheita da soja acontece em diversas regiões e, ao mesmo tempo, iniciando logo após o plantio do milho segunda safra.
A produção de grãos no Tocantins, considerando os dois principais ativos agrícolas econômicos do Estado, a soja e o milho, continua em alta produtividade, nesta safra 2022/2023. A colheita da soja acontece em diversas regiões e, ao mesmo tempo, iniciando logo após o plantio do milho segunda safra.
Segundo o 5° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa de crescimento desta safra 2022/2023, é saltar de 6.578 para 6.674 milhões de toneladas, em relação à safra passada, 2021/2022, um aumento de 1,5% na produção de grãos, sendo a soja e o milho as principais culturas do Estado.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária (Seagro), a área colhida da soja está distinta nas principais regiões produtoras, compreendendo a região Centro-Norte, com aproximadamente 10%; região central, 10%; região sul, 8%; já Campos Lindos avançou bem mais, colhendo cerca de 40% de sua área plantada.
O engenheiro agrônomo da Seagro, professor Thadeu Teixeira, disse que esse avanço da colheita em Campos Lindos “é em função da antecipação do plantio da soja que começou mais cedo, comparando com as outras regiões. Com isso, eles também conseguem avançar no plantio do milho segunda safra”.
Milho – segunda safra
A expectativa é que, este ano, o Tocantins bata mais uma vez o recorde de produção. “E para isso, a segunda safra é muito importante, na safra passada 2021/2022 tivemos a maior área plantada de milho, o que proporcionou também a maior produção da nossa recente história. Vale destacar que essa produção contribuiu para o maior valor das exportações de nossos principais produtos: soja, carne bovina e milho”, complementou o engenheiro agrônomo e professor, Thadeu Teixeira.
InfoTempo
O engenheiro agrônomo alerta ainda, aos produtores ,que devem ficar atentos às condições climáticas para prosseguirem com a colheita e o plantio da segunda safra. Para isso, existe o aplicativo InfoTempo, que pode auxiliá-los para verificar as condições de solo e clima para que a tomada de decisão seja mais assertiva. Acesse o aplicativo aqui.