Programa oportuniza que estudantes de escolas públicas representem seus estados em Semana de Vivência Legislativa, em Brasília (DF).
Encerra-se nesta sexta-feira, 5, o período de inscrições do Programa Jovem Senador 2023. A iniciativa do Senado Federal, apoiada no Tocantins pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é voltada a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país e vai selecionar 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para vivenciarem o trabalho dos parlamentares, por uma semana, em Brasília (DF).
A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação com o tema Saúde mental nas escolas públicas. Para participar, é necessário estar matriculado na rede estadual de ensino, ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2023. Os inscritos passarão por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano ocorrerão nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.
Na etapa estadual, as unidades escolares selecionam a melhor redação e submetem à coordenação do programa no Tocantins. A Seduc realiza a seleção das três melhores e envia para a etapa nacional. Dessas, uma será selecionada pelo Senado.
O autor ou autora da redação escolhida torna-se um jovem senador ou senadora, representando o Tocantins na Semana de Vivência Legislativa, a ser realizada de 21 a 25 de agosto, na Capital Federal.
Legislatura
O trabalho dos jovens senadores simula a atuação dos senadores da República, podendo inclusive apresentar sugestões de projetos. A legislatura tem quatro dias de duração; começa com a posse e a eleição da Mesa; e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Regulamento, folha de redação e ficha de inscrição estão disponíveis no site do projeto.