Tocantinópolis/TO

Explorando o Tesouro Natural Do Tocantins: Celebrando o Dia Nacional Do Turismo Ecológico

Data do post: 01/03/2024 14:22:09   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoHoje, dia 1º de março, celebramos o Dia Nacional do Turismo Ecológico, uma ocasião para destacar a importância de preservar e desfrutar dos tesouros naturais de nossa região. O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), está empenhado em promover o desenvolvimento sustentável do turismo ecológico, especialmente nos encantadores atrativos naturais situados em nossas unidades de conservação.

A preservação ambiental é uma prioridade, e ao mesmo tempo em que protegemos nossa biodiversidade, também educamos e conscientizamos os visitantes sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Graças aos esforços conjuntos de instituições públicas, empresas e comunidades locais, estamos garantindo que as futuras gerações possam desfrutar dos paraísos naturais que o Tocantins tem a oferecer.

Entre esses paraísos, destaca-se o Parque Estadual do Jalapão, um verdadeiro patrimônio nacional conhecido por suas dunas, cachoeiras e fervedouros, todos envoltos por uma vegetação deslumbrante. As equipes dedicadas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA do Jalapão) trabalham incansavelmente para preservar essa biodiversidade única, oferecendo aos visitantes a chance incomparável de vivenciar a beleza singular desta região.

Além das dunas alaranjadas e dos cursos d'água cristalinos, a paisagem é marcada pelos campos de capim-dourado e buritizais, adicionando ainda mais encanto ao cenário.

Outro destaque turístico é a Serra do Espírito Santo, onde os ecoturistas têm a oportunidade de mergulhar na rica cultura das comunidades remanescentes de quilombos nos povoados de Mumbuca, Prata, Boa Esperança e Rio Novo. Aqui, além da calorosa hospitalidade, os visitantes podem apreciar o artesanato local, a gastronomia tradicional e as manifestações artísticas presentes em festividades como a Festa da Colheita do capim-dourado, realizada anualmente em setembro.

Já o Parque Estadual do Cantão, ao norte da Ilha do Bananal, destaca-se como uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira. Com sua biodiversidade exuberante, formada como um delta pelos rios Araguaia, Javaés e Côco, o Cantão abriga mais de 800 lagos e diversas espécies ameaçadas de extinção. Sua preservação é vital para a manutenção do ecossistema e como berçário para a reprodução de peixes do médio Araguaia.

E não podemos deixar de mencionar o Parque Estadual do Lajeado, a apenas 30 km da capital, Palmas. Esta unidade de proteção integral oferece trilhas deslumbrantes, mirantes para observação de aves e mamíferos, além de uma riqueza de recursos hídricos e diversidade ambiental que contribuem para o equilíbrio ecológico da região.

Em suma, o Tocantins é um verdadeiro tesouro para os amantes do turismo ecológico. Vamos celebrar este Dia Nacional do Turismo Ecológico apreciando e preservando a beleza única de nossa natureza, garantindo que as gerações futuras também possam desfrutar desse legado extraordinário.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias