A cada ano, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) se consolida como um marco importante no cenário educacional do país. E em 2024, os números divulgados pela Comissão Organizadora só reforçam essa trajetória de sucesso e crescimento.
Com um recorde impressionante de participação, a Obmep alcançou a marca histórica de 56.513 escolas inscritas, distribuídas em 5.564 municípios brasileiros. Isso representa uma representação massiva, abrangendo 99,9% dos municípios do Brasil. Apenas quatro não contaram com escolas participantes. E mais impressionante ainda é o número de alunos envolvidos, ultrapassando os 18,3 milhões de inscritos.
Um dos destaques desse crescimento é o estado do Tocantins, que viu um aumento significativo em sua participação. Com 181.624 inscritos e 722 instituições de ensino participantes, o estado está mais engajado do que nunca. Na rede estadual, especificamente, são 412 escolas inscritas e um total de 138.448 alunos prontos para enfrentar o desafio matemático.
Mas não é só a quantidade que impressiona. A qualidade também é um ponto alto da Obmep. Com a distribuição de 8.450 medalhas, entre elas 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa, a olimpíada reconhece o esforço e o talento dos estudantes. Além disso, são concedidas 20,5 medalhas estaduais, incentivando ainda mais a excelência acadêmica.
E para aqueles que desejam se preparar, o caminho está aberto. A prova da 1ª fase está marcada para o dia 4 de junho, com todo o material de estudo disponível no portal oficial da Obmep. As provas das edições passadas e outros recursos podem ser encontrados lá, proporcionando aos estudantes uma base sólida para enfrentar o desafio.
O coordenador regional da Obmep na região de Araguaína, professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, destaca a importância contínua da olimpíada, evidenciando o apoio das escolas e dos professores ao longo dos 20 anos de existência do projeto.
Para o professor Erivaldo Sousa, representante da Obmep na Secretaria de Estado da Educação, a participação na olimpíada vai muito além do reconhecimento acadêmico. Ele enfatiza os benefícios que a competição traz para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes, incluindo o estímulo ao pensamento crítico, à criatividade e ao raciocínio lógico.
Em resumo, a Obmep não é apenas uma competição, mas sim uma oportunidade única para os estudantes brasileiros desenvolverem suas habilidades matemáticas, receberem reconhecimento pelo seu desempenho e se prepararem para os desafios futuros, tanto acadêmicos quanto profissionais. E, ao promover uma cultura de estudo e excelência acadêmica, a olimpíada está contribuindo significativamente para o avanço da educação em nosso país.