A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está oferecendo uma oportunidade única para aqueles que desejam se especializar na área da educação, com um foco especial em atender as demandas das comunidades indígenas, quilombolas e surdas. Trata-se de três novos cursos de licenciatura: Intercultural Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Surdos.
Processo Seletivo e Inscrições
O processo seletivo para esses cursos será realizado em etapa única por meio de Análise Curricular. As inscrições estarão abertas a partir de 23 de abril e seguirão até 12 de maio, sendo realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br.
Licenciatura Intercultural Indígena
Destinado a indígenas, tanto professores quanto não professores, que desejam adquirir uma formação docente, este curso de 1ª licenciatura tem duração de 4 anos e será ministrado no Câmpus de Palmas. São oferecidas 40 vagas no total.
Licenciatura Bilíngue de Surdos
Voltado para professores, tanto surdos quanto não surdos, de diversas áreas que atuam na educação, bem como para a população surda interessada em obter formação em Educação Bilíngue de Surdos, este curso de 2ª licenciatura tem duração de 2 anos e será realizado no Câmpus de Palmas. É obrigatório comprovar a formação em um curso de licenciatura. São oferecidas 40 vagas no total.
Licenciatura Educação Escolar Quilombola
Direcionado à comunidade quilombola, tanto professores quanto não professores, que buscam uma formação específica em educação escolar quilombola, este curso de 1ª licenciatura tem duração de 4 anos e será ministrado no Câmpus de Arraias. São oferecidas 30 vagas no total.
Quem Pode Participar?
Os cursos da UFT têm como objetivo atender a demanda de formação de indígenas, quilombolas e pessoas surdas. Todos os alunos pertencentes a esses grupos terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00 durante todo o curso.
Parfor Equidade
Estes novos cursos integram o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). O objetivo é formar professores em licenciaturas específicas para atender às redes públicas de educação básica ou às redes comunitárias de formação por alternância.
Segundo Carolina Machado, coordenadora do Parfor na UFT, esses novos cursos representam uma expansão significativa da universidade, que nos últimos 20 anos tem assumido um papel de destaque na região Norte do Brasil e no estado do Tocantins.
Para mais informações
Para conferir todos os detalhes sobre os cursos e o processo seletivo, acesse o site da Comissão Permanente de Seleção (Copese) através deste (www.copese.uft.edu.br). Se você tem interesse em fazer parte desses cursos e contribuir para a educação inclusiva e diversificada, não perca essa oportunidade!