No último sábado, 27 de abril, o município de Combinado, no Tocantins, foi palco da 4ª edição do Dia de Campo da Sanidade Animal. Uma iniciativa conjunta do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com a MSD Saúde Animal, Faet/Senar, Prefeitura Municipal de Combinado, Fundeagro e Sistema Faet/Senar, o evento foi realizado na Fazenda Bom Jesus e contou com a participação de produtores rurais e estudantes da região.
Lenito Abreu, vice-presidente da Adapec, ressaltou o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a estruturação dos serviços de defesa agropecuária e a relevância do Dia de Campo para a sanidade animal. "A Adapec está preparada para atender às demandas dos produtores rurais, e este evento tem como objetivo promover ações educativas e preventivas de saúde animal, conscientizando sobre a importância da prevenção de doenças nos rebanhos", afirmou Abreu.
O casal de produtores rurais e proprietários da Fazenda Bom Jesus, Miguel Martins dos Anjos e Leonila Nenê Neta Martins, expressaram sua gratidão pela participação dos colegas produtores e da Adapec. Eles destacaram o papel de destaque de Combinado na pecuária leiteira e de corte, atribuindo o reconhecimento nacional de área livre da febre aftosa sem vacinação ao comprometimento do setor produtivo, evidenciado pela parceria entre o Governo do Estado e os produtores rurais.
Durante a palestra ministrada por João Eduardo Pires, responsável técnico do Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, foram apresentados os avanços no sistema de defesa sanitária animal, enfatizando a responsabilidade dos produtores na vigilância de enfermidades nos rebanhos. "A Adapec realiza uma vigilância constante nas propriedades, eventos pecuários e frigoríficos, mas cabe aos produtores a vigilância para mantermos nosso status internacional e melhorar as condições de comercialização da carne tocantinense", ressaltou João Eduardo.
Josely Sobreira, médico veterinário da MSD Saúde Animal, abordou o panorama da sanidade animal, destacando as perdas decorrentes da falta de conhecimento e a necessidade de manter a vacinação contra outras enfermidades que afetam a produtividade dos rebanhos, gerando prejuízos econômicos.
O evento contou com a parceria essencial de diversas entidades e empresas, incluindo a MSD Saúde Animal, Sebrae, Faet/Senar, Prefeitura Municipal de Combinado, Fundeagro, Fazenda Bom Jesus, Laticínio Boa Vista e Soluz energia solar. Essa união de esforços reforça o compromisso com o desenvolvimento da pecuária e a promoção da saúde animal na região.