Neste próximo 1º de maio, uma importante iniciativa terá início: as etapas de capacitação dos brigadistas florestais que atuam nas Unidades de Conservação estaduais. Promovida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), esta capacitação visa aprimorar as habilidades dos profissionais da Brigada Gavião Fumaça, preparando-os para a prevenção e o combate aos incêndios de forma eficaz e segura, além de consolidar seus conhecimentos sobre as Unidades de Conservação em que atuam.
A primeira etapa acontecerá em Mateiros, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), de 1º a 3 de maio, direcionada aos brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Em seguida, de 8 a 10 de maio, será a vez dos brigadistas do Parque Estadual do Cantão (PEC) e da APA Ilha do Bananal/Cantão, que serão capacitados.
Já em Bielândia, distrito de Filadélfia, a sede do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf) receberá os profissionais do Monaf e da APA Nascente de Araguaína de 22 a 24 de maio. E, finalizando este ciclo, de 27 a 29 de maio, o auditório do Naturatins, em Palmas, será palco da capacitação para os brigadistas da APA Lago de Palmas, APA Serra do Lajeado e do Parque Estadual do Lajeado (PEL).
Além dos ensinamentos tradicionais sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF), este ano a capacitação abordará outros temas cruciais, como introdução ao geoprocessamento, uso de GPS, impactos das mudanças climáticas e até mesmo inteligência emocional. Isso reflete um compromisso integral com a preparação dos brigadistas para enfrentar os desafios cada vez mais complexos que envolvem a conservação e proteção das nossas áreas naturais.