Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Federal realizou uma operação em Palmas, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão. A ação, denominada Encomenda Proibida, visava desmantelar um grupo suspeito de traficar drogas por meio do envio e recebimento de encomendas via postal. Apesar das buscas, não foram efetuadas prisões no momento.
Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de Palmas, em continuidade às investigações iniciadas em 2023. A Polícia Federal busca aprofundar os indícios do envolvimento dos investigados com o tráfico de drogas em Palmas e outros municípios do Tocantins.
A cooperação com os Correios tem sido fundamental para identificar encomendas postais contendo substâncias ilícitas. A investigação revela que os suspeitos utilizavam os serviços postais para enviar e receber drogas, utilizando-se de estratégias dissimuladas.
Os envolvidos podem responder por tráfico de drogas, crime passível de até 15 anos de prisão. A Operação Encomenda Proibida alerta para os diversos modos de atuação do tráfico, demonstrando a importância da colaboração entre instituições para combater esse tipo de crime.