A solidariedade entre os estados brasileiros é fundamental em momentos de dificuldade. Nesta terça-feira, 7 de maio, mais uma equipe de profissionais da Defesa Civil Estadual partiu do Tocantins em direção ao Rio Grande do Sul, somando-se aos esforços de apoio às vítimas das intensas chuvas que assolaram a região. Com essa nova equipe, já são dez os militares tocantinenses atuando no gerenciamento e distribuição de itens doados para as comunidades afetadas.
No último domingo, 5, por instrução do governador Wanderlei Barbosa, oito membros do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, juntamente com cães e equipamentos especializados, também foram enviados ao Rio Grande do Sul para integrar as operações de busca e resgate.
O coronel Erisvaldo Alves, superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, ressaltou a importância da coordenação entre diferentes órgãos nesse tipo de resposta. Enquanto os Corpos de Bombeiros concentram esforços no socorro inicial, a assistência às vítimas e a restauração de serviços essenciais são lideradas pela Defesa Civil, em coordenação com o Conselho de Gestores de Defesa Civil.
A missão conta com a participação do diretor-executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Benvindo Queiroz, e do tenente Agnaldo Silveira, que recentemente recebeu formação no Rio de Janeiro em logística humanitária para desastres, com foco na gestão integrada de riscos e desastres socioambientais.
Tocantins pelo Rio Grande do Sul
O compromisso do Governo do Tocantins com a solidariedade inter-estadual se reflete na iniciativa "Tocantins pelo Rio Grande do Sul", liderada pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero. Criada nesta segunda-feira, 6 de maio, a força-tarefa tem como objetivo enviar ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul.
Todos os alimentos arrecadados no show de abertura da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), agendado para quinta-feira, 9 de maio, serão destinados ao Rio Grande do Sul. Além disso, secretarias, autarquias e escolas da rede estadual de ensino servirão como pontos de coleta de doações até sexta-feira, 10 de maio.