Caravanas de agricultores familiares do Estado chegam à Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) para conhecer as inovações tecnológicas apresentadas aos visitantes. Cerca de 3 mil agricultores vindos nas caravanas devem participar de palestras e dinâmicas, além de se inteirarem sobre as tecnologias mais modernas voltadas para pequenos e médios produtores.
Segundo Noilma Farias, gerente de Associativismo e Cooperativismo da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), essa ação integra as políticas públicas do Governo do Estado para incentivar a produção na agricultura familiar. “Todos os anos, o Governo do Tocantins promove essa ação para que os agricultores possam conhecer o que há de inovação tecnológica na agricultura e pecuária voltada para os pequenos produtores rurais do Estado”, ressaltou a gerente.
O agricultor Valmedir Felix, de Marianópolis, afirmou que essa é uma oportunidade para conhecer tecnologias diferentes. “Para nós, é um incentivo muito importante termos novos conhecimentos das diversas tecnologias que existem no mercado e, assim, produzir e gerar renda”, comentou o agricultor.
Além dos agricultores, as caravanas incluem acadêmicos da área agronômica em busca de conhecimento tecnológico e aprimoramento das disciplinas acadêmicas. Rosângela Oliveira, coordenadora de pesquisa da IESC Faculdade de Guaraí, explicou que a feira é um espaço valioso para os acadêmicos. “Essa ação do governo, com as faculdades e as universidades, é de fundamental importância para a expansão do conhecimento acadêmico, onde eles aliam a prática com a teoria”, detalhou.
Agrotins 2024
A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) ocorre até este sábado, 18, das 9 às 19 horas, no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, e tem como tema a Bioeconomia.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.