Nesta segunda-feira (20), oito pessoas suspeitas de integrarem um grupo especializado no furto de celulares foram flagradas na rodoviária de Palmas. A Polícia Militar (PM) apreendeu com eles mais de 30 aparelhos, possivelmente furtados durante os shows de comemoração aos 35 anos de Palmas.
A celebração do aniversário da capital, organizada pela Prefeitura de Palmas, ocorreu na Avenida Teotônio Segurado, tendo o DJ Alok como atração principal. Segundo informações preliminares da PM, foram presos sete homens e uma mulher.
Os suspeitos são oriundos de Belém e teriam cometido os furtos na noite de domingo (19) e na madrugada de segunda-feira. Eles foram interceptados quando se preparavam para retornar à capital do Pará em um ônibus de viagem interestadual. Os aparelhos celulares apreendidos não possuíam comprovação de origem.
Além dos celulares, a equipe do 1º Batalhão da PM apreendeu dinheiro em espécie, máquinas para receber pagamentos com cartão e outros objetos possivelmente furtados. Os suspeitos foram levados para a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil. A PM orientou que as vítimas de furto durante o show procurem a delegacia para tentar reaver seus bens.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que dos detidos, apenas um permaneceu preso e foi enviado à Unidade Penal de Palmas após a lavratura de um auto de prisão em flagrante por furto qualificado. Os outros foram liberados, mas suas possíveis participações serão investigadas pela 2ª Delegacia de Palmas.
A Polícia Civil orienta que as vítimas que tiveram seus celulares furtados ou roubados devem procurar a delegacia. Até a noite desta segunda-feira, segundo a SSP, quatro pessoas foram até a Central e conseguiram reaver seus aparelhos. Os celulares que não forem reclamados continuarão apreendidos pela polícia.
A operação da PM na rodoviária de Palmas destaca a importância da vigilância e ação rápida das autoridades para coibir crimes durante grandes eventos. A orientação para as vítimas é essencial para a recuperação de seus bens, e a investigação em andamento poderá esclarecer a extensão da atuação do grupo criminoso.