O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), através de sua equipe de Fiscalização e Segurança, desempenhou um trabalho intenso entre os dias 30 de maio e 2 de junho. Durante este período, foram abordados 955 veículos, sendo 596 motocicletas e 359 automóveis. As ações resultaram em 509 autos de infração, 27 veículos removidos e 58 testes de etilômetro realizados, em um esforço conjunto durante as festividades de cavalgadas nos municípios de Araguaína, Monte Santo, Formoso do Araguaia, na comemoração do aniversário da cidade de Divinópolis, e outros eventos que ocorreram no Estado durante o feriado de Corpus Christi.
Em relação às infrações, 39 condutores foram autuados por dirigirem sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 14 pessoas foram multadas por não possuírem habilitação. Adicionalmente, houve 11 recusas para a realização do teste do etilômetro e 5 condutores foram presos por crime de alcoolemia, ou seja, dirigir embriagados.
Essas ações integraram a Operação Integrada Corpus Christi, que contou com a participação de 21 agentes de trânsito do Detran/TO, utilizando sete viaturas. O objetivo foi reduzir o número de ocorrências de acidentes nas vias, coibir infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e crimes de trânsito, visando garantir a segurança viária nos municípios.
O gerente de fiscalização e segurança do Detran/TO, Enildo Leite, avaliou positivamente a atuação dos agentes durante as festividades. “O nosso foco principal nesta operação de Corpus Christi era combater a alcoolemia, veículos adulterados e condutores sem CNH. Encontramos mais de 30 condutores dirigindo sem possuir CNH, algo bastante preocupante por ser um número muito alto. Contudo, tivemos êxito durante estes trabalhos, já que realizamos cinco prisões em flagrante por alcoolemia, diversos testes do tipo etilômetro e demais intervenções necessárias que buscaram garantir a segurança da população tocantinense e daqueles que visitaram os municípios do estado para prestigiarem as cavalgadas.”, pontuou o gerente.
Para alcançar esses objetivos, as equipes realizaram patrulhamento viário e preventivo, posicionamento estratégico, blitzes repressivas e outras intervenções necessárias. Essas ações também tiveram o intuito de conscientizar os condutores sobre a importância de uma direção mais cuidadosa e responsável.
A operação contou com a colaboração das equipes da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e outras forças de segurança do Estado, reforçando a integração e a eficácia das ações de fiscalização e segurança viária durante o feriado prolongado.