As principais técnicas usadas nas ocorrências de salvamento em altura vão compor a grade do curso "Elas Nas Alturas", que começa na próxima terça-feira, 23 de julho, e é voltado exclusivamente para mulheres. As instruções serão realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, através do 1º Batalhão de Bombeiros, com conclusão prevista para o dia 26 de julho, envolvendo 12 candidatas inscritas.
Durante os três dias de curso, quatro bombeiras militares, duas policiais militares e seis funcionárias da Energisa irão aprender como acessar e resgatar vítimas utilizando apenas cordas, nós e amarrações, ancoragens, técnicas de ascensão e descensão, auto-resgate, resgate de vítimas, uso de macas e sistemas de tirolesa.
“A ideia do curso é preparar um grupo de mulheres que saiba como agir e resgatar com segurança alguém que esteja em situação de risco em altura. Para tanto, estabelecemos na grade os principais conteúdos e locais que vão auxiliar na formação das candidatas”, explica o tenente-coronel Rafael Menezes, instrutor do curso e comandante do 1º Batalhão.
De acordo com o tenente-coronel Menezes, as mulheres inscritas já lidam cotidianamente com situações que envolvem trabalhos em altura ou relacionados à segurança. “Esperamos acrescentar com as técnicas que usamos em diversas situações”, completou o comandante.
As aulas serão ministradas em diferentes locais em Palmas, como o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, uma das torres de energia da Energisa (DMSL) e a própria sede da concessionária de energia (405 Sul), sempre das 8h às 17h. Na sexta-feira, a conclusão do curso está programada para as 12h.