Com o aumento expressivo do tráfego de veículos durante as festividades de fim de ano, cresce também o risco de acidentes e infrações de trânsito. Diante dessa realidade, o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), em Porto Nacional, iniciou nesta quarta-feira, 04, a Operação Paz no Trânsito Festa Segura. Parte da Operação Boas Festas da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), a iniciativa intensifica a fiscalização nas vias urbanas e rodovias da região, promovendo a segurança de motoristas e pedestres.
A operação, que será realizada entre 04 de dezembro de 2024 e 06 de janeiro de 2025, prevê a realização de bloqueios e blitzes educativas e repressivas, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Guarda Municipal. A ação visa combater práticas como direção sob efeito de álcool ou drogas, manobras perigosas, rachas, e condução sem habilitação ou com documentação irregular.
De acordo com o Tenente-Coronel José Batista Freitas Júnior, comandante do 5º BPM, “reforçar a fiscalização no trânsito durante as festas de fim de ano é essencial para preservar vidas e manter a ordem pública. Ao agir com rigor contra infrações e crimes de trânsito, a polícia cumpre seu papel de proteger a sociedade, garantindo que o período festivo seja marcado por celebrações seguras e tranquilas”.
Entre outubro e o início de dezembro, o 5º BPM registrou 86 acidentes de trânsito em sua área de atuação, sendo 40 com vítimas lesionadas e seis com óbitos. Esses números alarmantes evidenciam a urgência de ações preventivas e repressivas para garantir a segurança nas vias.
Outro problema identificado pela operação é o alto número de condutores inabilitados ou menores de idade no trânsito. Para combater essa prática, o 5º BPM tem intensificado a confecção de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) contra pais ou responsáveis que permitem ou entregam veículos a pessoas inabilitadas.
Durante a operação, condutores que estiverem em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como ausência de documentos obrigatórios, realização de manobras ilegais ou alteração de capacidade psicomotora por embriaguez, serão responsabilizados conforme a legislação.
Com essas ações, a Operação Paz no Trânsito Festa Segura reafirma o compromisso da Polícia Militar em proteger vidas e promover um período festivo tranquilo para todos. A conscientização e a responsabilidade de cada cidadão são fundamentais para que o trânsito seja seguro durante as celebrações de fim de ano.