O termo possibilita a publicação de Trabalhos Científicos de Policiais Militares dos cursos de formação e instrução da PMTO.
A policia Militar do Estado do Tocantins por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), com o objetivo de estabelecer a integração de esforços para o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão, por meio de publicações de trabalhos científicos produzidos pelos alunos dos Cursos de Formação, Habilitação, Aperfeiçoamento e de Especializações ministrados pela PMTO.
Neste sentido, os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS-2022-I (Curso de Políticas de Segurança Pública e Cidadania Aplicada à Atividade Policial) foram aprovados e publicados na primeira edição de 2023 na Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) que atualmente é QualisB4.
Isso demostrar a qualidade dos cursos ofertados pela Polícia Militar do Tocantins e o padrão dos alunos. Para ser certificado os primeiros sargentos deveriam produzir um artigo científico que abordassem temas relacionados a: violências, crime e controle social; Gestão de Conflitos e Eventos Críticos; Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador, dentre outros.
Desse modo, o aperfeiçoamento profissional e continuado dos Policiais Militares são requisitos essenciais para o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo exigido conhecimento nas diversas áreas do saber e o entendimento de suas missões constitucionais, demonstrando assim, capacidade, habilidades e competências, dos procedimentos na área interdisciplinar, além dos saberes técnicos específicos.
Por isso, o amadurecimento científico e tecnológico dos agentes de segurança pública é requisito essencial para os padrões atuais da sociedade. Neste interim, a produção de pesquisa é condição necessária para o aprimoramento de políticas públicas, com vistas a ações assertivas para a redução da criminalidade e a consequente valorização dos ideais humanos.
Neste sentido, confira abaixo os quatro artigos publicados, a edição Completa da revista pode ser encontrada no seguinte link: https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP:
a) Violência doméstica: um estudo do cenário no estado do Tocantins.
https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/184.
Autores: 1º SGT QPPM Ronaldo Pereira de Miranda e 1º SGT QPPM Elisângela de Fátima Pereira.
b) Violência doméstica: uma análise do cenário na cidade de Porto Nacional -TO durante o período de pandemia.
https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/178.
Autores: 1º SGT QPPM Deijalma Viana Ribeiro e 1º SGT QPPM Magno Antônio Barros de Souza.
c) A atuação do crime organizado a partir do Sistema Prisional: uma revisão da literatura.
https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/185.
Autores: 1º SGT QPPM Fernanda de Cássia Martins dos Santos e Luciana Tolintino de Souza.
d) PMTO Mobile e sua contribuição tecnológica no atendimento de ocorrências policiais.
https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/181.
Autores: 1º SGT QPPM Luziselma Santos Martins Carvalho Batista e Joelma 1º SGT QPPM Tavares Vieira Almeida.